SMSDC inaugura UPA 24 horas na Zona Norte

A Unidade de Pronto Atendimento de Rocha Miranda é a 14ª da cidade

e vai beneficiar mais de 300 mil pessoas na região


A Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil (SMSDC) inaugurou na manhã desta quarta-feira, dia 26, a 14º Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade, em Rocha Miranda. Com investimentos de R$ 3,5 milhões a unidade deve realizar até 9 mil atendimentos de urgência e emergência por mês beneficiando cerca de 300 mil pessoas da região.

A unidade de Rocha Miranda é a sexta administrada pela Prefeitura na Zona Norte, que também conta com as UPAs de Madureira, Costa Barros, Engenho de Dentro, Alemão e Manguinhos. A UPA conta com 13 leitos, sendo 9 adultos e 4 pediátricos, 6 consultórios médicos, sala de emergência, de procedimentos, higienização, coleta de sangue e farmácia.


“A UPA de Rocha Miranda complementa a nossa rede de urgência e emergência, que conta ainda com outras 13 unidades de pronto atendimento, quatro Coordenações de Emergência Regional e as emergências dos hospitais Rocha Maia e Francisco da Silva Telles. Assim, temos 20 unidades em pleno funcionamento para atender a baixa e a média complexidade”, comenta o secretário Hans Dohmann.


A unidade oferece os serviços de atendimento médico clínico e pediátrico, suturas, curativos, nebulizações e eletrocardiogramas. Com aproximadamente 1,5 metros quadrados, a UPA conta com 29 profissionais de plantão, sendo seis médicos por turno, enfermeiros, técnicos de enfermagem e farmacêutico.


Localizada na Praça Santa Barbara, na Estrada do Barro Vermelho, s/nº, em Rocha Miranda, a unidade funcionará 24 horas e será referência para atendimento de urgência e emergência para crianças e adultos. A instalação da UPA no local evita que a população precise se deslocar para emergências hospitalares, que existem para tratar os casos mais complexos. Com alto grau de resolutividade, menos de 0,3% dos pacientes que procuram as UPAs são transferidos para hospitais.


Com a abertura da nova unidade, mais de 3 milhões de pessoas em toda a cidade serão beneficiadas pelas UPAs municipais. As demais ficam em Vila Kennedy, Rocinha, Manguinhos, Alemão, Cidade de Deus, Santa Cruz, Engenho de Dentro, Costa Barros, Senador Camará, Magalhães Bastos, Sepetiba, Paciência e Madureira. Juntas, as UPAs já realizaram mais de 2,3 milhões de atendimentos em toda a cidade.




FONTE: Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro 

Esta entrada foi publicada em Blog. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *