Tem início a Semana da Educação Alimentar nas escolas municipais de Teresópolis

Teve início nesta segunda-feira, 19, a Semana da Educação Alimentar, projeto proposto pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro e abraçado pela Secretaria Municipal de Educação (SME) de Teresópolis. A iniciativa visa estimular a saúde, colaborando para a formação de novas visões de mundo, valores e atitudes, entre elas, as práticas alimentares saudáveis. Na Escola Municipal Professora Aclimea de Oliveira Nascimento, no bairro de São Pedro, o início da semana foi marcado por uma série de atividades que envolveu alunos e equipe pedagógica em busca de estratégias para promoção da educação alimentar.

“Mais uma vez, esperamos incentivar a comunidade escolar para desenvolver atividades que favoreçam a reflexão sobre o tema da educação alimentar. Independente da data de comemoração da Semana, a discussão proposta pode existir durante todo o ano letivo, em reunião de pais, responsáveis e reuniões pedagógicas”, apontou o secretário municipal de Educação, professor Leonardo Vasconcellos.

Na Escola Municipal Professora Aclimea de Oliveira Nascimento, a primeira escola em período integral da rede municipal, o dia começou com a apresentação do coral composto por alunos. Regidos pelo professor Cândido Neto, o coral apresentou músicas tradicionais do cancioneiro popular brasileiro e arrancou elogios de todos os presentes. Na sequência, a nutricionista Patrícia Xavier fez uma palestra sobre a importância da alimentação saudável.

“Para os adultos a reeducação alimentar pode ser um processo difícil, mas para as crianças ainda é uma simples questão de educação alimentar, pois estão na fase de aprendizagem e têm a oportunidade de criar bons hábitos, e saudáveis. Por isso a importância da família e da escola dar o exemplo com bons hábitos alimentares”, disse a nutricionista.

Ainda na parte da manhã, a escola deu início ao seu Horto Medicinal, com o plantio de mudas de erva doce, camomila, guaco, entre outras ervas e vegetais, feito pelos próprios alunos. Na cozinha da escola, uma aula de reaproveitamento alimentar dado por uma nutricionista, levou as próprias crianças a fazerem um bolo de casca de banana.

“O objetivo do nosso Horto Medicinal é oferecer tanto para escola, quanto para os pais de nossos alunos, as ervas que podem auxiliar no tratamento de vários problemas de saúde. Além disso, todos os nossos professores estarão envolvidos ao longo da semana em atividades que inspirem a alimentação saudável em nossas crianças”, explicou a diretora Carla Cunto.

A Semana da Educação Alimentar acontece em todas as escolas da Rede Municipal de Ensino promovendo também a reflexão sobre a publicidade que incentiva o consumo de alimentos não saudáveis.

“Queremos que nossos alunos aprendam a avaliar se um alimento é saudável ou não e, em consequência, os perigos da ingestão destes alimentos. E que possam também assistir criticamente as propagandas veiculadas em rádio, internet e televisão”, finalizou a professora Carla Rabello, diretora do Departamento de Educação da SME.

unnamed

Os alunos participam do plantio de mudas do Horto Medicinal da escola

FONTE: Prefeitura Municipal de Teresópolis
http://www.teresopolis.rj.gov.br

Esta entrada foi publicada em Blog. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *