Teresópolis contra Dengue, Chikungunya e Zica vírus

Governo em combate contínuo ao mosquito Aedes aegypti

805eca64-e5ea-450f-9e82-2e4f1ce2f958Agentes de combate a endemias realizaram uma vistoria de rotina no Cemitério Municipal Carlinda Berlim, no Vale do Paraíso, à procura de focos do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika vírus e febre chikungunya. A ação foi coordenada pelo Departamento de Higiene e Saúde Coletiva, através da Divisão de Vigilância em Saúde Ambiental, da Secretaria Municipal de Saúde.

Com cerca de três quilômetros de área, 5.600 sepulturas, 2.600 gavetas mortuárias e três quadras de covas rasas, o local é considerado estratégico para a ação de prevenção à proliferação do inseto, iniciativa que vem sendo intensificada em todo o município.

– Fizemos uma varredura para evitar a formação de criadouros do Aedes aegypti e colocamos larvicida -, explicou o agente Augusto Pessoa, acrescentado que as larvas foram recolhidas para análise, a fim de confirmar se são do mosquito transmissor da dengue.

Os agentes de combate a endemias tiveram especial atenção aos objetos propensos ao acúmulo de água e favoráveis para a reprodução do mosquito, como vasos de flores, garrafas e copos.

– O cemitério é grande, muitas pessoas colocam ornamento nos túmulos. Às vezes trazem garrafas d’água e, sem querer, deixam a ermo. É necessário que sejam jogadas no lixo para que não haja acúmulo de água – orientou Augusto Pessoa.

A administradora do Cemitério Municipal, Tania Matos, destacou a importância de a população aderir ao combate ao Aedes aegypti e a colaborar com a preservação do local em condições adequada.

– Temos poucos funcionários no campo e esta vistoria nos dá um respaldo muito grande. A cultura do nosso povo precisa mudar. Se cada um fizer a sua parte, nos ajudará demais -, comentou.

FONTE: Prefeitura Municipal de Teresópolis
http://www.teresopolis.rj.gov.br

Esta entrada foi publicada em Blog. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *