Teresópolis prepara encontro para marcar o Dia Mundial de Doação de Leite Humano

Para comemorar o Dia Mundial de Doação de Leite Humano, a Divisão de Programas de Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde, realizará na próxima segunda-feira, dia 19, um encontro com um grupo de doadoras. Roda de conversa, confraternização e distribuição de brindes fazem parte da programação, que será realizada a partir das 9h30, no Centro Materno Infantil, na antiga Casa de Saúde Nossa Senhora de Fátima (Av. Lúcio Meira, 1130 – Várzea).

“Nosso objetivo, além de intensificar a sensibilização, é agradecer ao grupo fiel de doadoras por ajudar a salvar a vida de nossos bebês prematuros”, destaca a chefe da Divisão de Programas de Saúde, Maria da Conceição Monteiro Salomão. A pediatra é militante há mais de 20 anos nas ações de incentivo à prática do aleitamento materno em Teresópolis.

O município possui um Centro de Lactação e Posto de Coleta de Leite Humano, entregues oficialmente pela Prefeitura à população em agosto de 2011. Funcionando no Centro Materno Infantil, o posto tem como objetivo ajudar a suprir a demanda de leite materno na cidade, bem como apoiar e orientar as mães que tenham dificuldades quanto à amamentação.

Teresópolis também conta com dois postos de recolhimento de leite materno, criados para facilitar o fluxo de doações para o Centro de Lactação. Os postos foram implantados pela Secretaria Municipal de Saúde no Centro de Saúde Armando de Sá Couto, na Várzea, e na Unidade de Estratégia de Saúde da Família João Dias da Rosa Júnior, na Barra do Imbuí. Um terceiro deverá ser instalado no Centro Municipal de Saúde Dr. Adalberto Otto – o Cemusa, no bairro de São Pedro.

Periodicamente, um veículo da Secretaria de Saúde recolhe os recipientes com o leite doado e encaminha para o Posto de Coleta de Leite Humano, na Várzea, de onde seguem para o Instituto Fernandes Figueira, no Rio de Janeiro, unidade de referência da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Lá, o leite é processado e qualificado e, depois de pasteurizado, o produto é devolvido para o município, pronto para servir de alimento para prematuros e recém-nascidos internados nos hospitais.

Sobre o Dia Mundial de Doação de Leite Humano
Há 71 anos, o Brasil dava início a uma trajetória vitoriosa. Nessa data, nascia, no Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz), Rio de Janeiro, uma ação que tornaria o país referência mundial em tecnologia para a redução da mortalidade infantil e a erradicação da desnutrição neonatal. Surgia ali o primeiro Banco de Leite Humano, embrião de uma iniciativa que atinge números incontestáveis: são hoje mais de 200 Bancos de Leite Humano instalados em todos os estados da Federação, e centenas em pleno funcionamento em 24 nações da América Latina, Caribe, Península Ibérica e África.

Com base na força desta ação empreendedora, que ultrapassa fronteiras e territórios, o Brasil e as nações que hoje investem nos bancos de leite comemoram, em 19 de maio, o Dia Mundial de Doação de Leite Humano. A data simboliza a união de esforços para a salvaguarda da vida de milhões de crianças, em todo o mundo. A iniciativa é uma proposta dos Ministérios da Saúde dos países que integram a Rede Internacional de Bancos de Leite Humano, da Fiocruz, da Organização Pan-americana de Saúde (Opas) e do Unicef.

A data foi definida durante o V Congresso Brasileiro de Bancos de Leite Humano e no I Fórum de Cooperação Internacional em Bancos de Leite Humano, realizados de 28 a 30 de setembro de 2010, em Brasília, quando foi elaborada a Carta de Brasília 2010, documento assinado por representantes dos 24 países integrantes da rede. A carta instituiu o dia 19 de maio como data comemorativa do Dia Mundial da Doação de Leite Humano, reconhecendo a primeira Carta de Brasília, assinada em 19 de maio de 2005, como marco histórico e pedra fundamental da criação da rede de bancos de leite humano nos países signatários.

FONTE: Prefeitura Municipal de Teresópolis
http://www.teresopolis.rj.gov.br

Esta entrada foi publicada em Blog. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *