Tomógrafo Móvel chega a Silva Jardim

Moradores de outros cinco municípios também terão acesso ao exame

b_800_600_0_00_images_stories_ASCOM_TomografoMovel_tomografo_tomografo0C48366F_webQuem reside nas cidades de Itaboraí, Tanguá, Casimiro de Abreu, Cachoeiras de Macacu e Rio Bonito será beneficiado, a partir desta terça-feira, dia 30/09, com a chegada do equipamento de Tomografia Computadorizada Móvel na cidade de Silva Jardim.

O serviço móvel itinerante, oferecido pela Secretaria de Estado de Saúde, vai permanecer na cidade até o dia 11 de outubro, para atender pacientes que necessitam de tomografia computadorizada eletiva. O equipamento vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h, e aos sábados, das 7h30 às 15h, na Praça Amaral Peixoto.

Agendamento – Os exames nas unidades móveis da Secretaria de Estado de Saúde são agendados através das secretarias municipais, que recebem o pedido médico do paciente e encaminham a planilha com as demandas para o serviço da SES. Também cabe aos municípios informarem aos pacientes sobre a data, hora, local e condutas preparatórias ao procedimento.

O paciente que possui aparelho de celular recebe essas informações via torpedo telefônico até 48 horas antes do dia marcado. Após um período de até 15 dias úteis, os laudos são entregues a Secretaria de Saúde do município onde o paciente reside.

Rapidez – O serviço foi criado para atender aos moradores de cidades em que não há esse tipo de exame na rede pública ou onde o serviço existente não é capaz de suprir a demanda. Instalado numa carreta especial, fabricada e montada por uma empresa norte-americana, o equipamento é capaz de realizar um exame de corpo inteiro em 30 segundos, enquanto os aparelhos convencionais levam entre 20 e 40 minutos.

Mais de 145 mil exames – O serviço itinerante de unidades móveis de imagem da Secretaria de Estado de Saúde já realizou mais de 145 mil exames. O Tomógrafo Móvel foi criado em 2009, sendo o primeiro de diagnóstico por imagem do país a percorrer os municípios levando possibilidade de tratamento aos usuários do SUS. Em março de 2011, a SES passou a contar com a segunda unidade itinerante. Os dois equipamentos já realizaram 101.586 exames. A SES também disponibiliza o serviço de Ressonância Magnética Móvel, que já atendeu mais de 27.132 pacientes, e o serviço móvel de Mamografia/Ultrassonografia, com mais de 112.872 exames realizados.

Economia de mais de R$ 42 milhões – Inaugurado em 2009, o Serviço Móvel de Imagem da Secretaria de Estado de Saúde já rendeu economia de mais de R$ 42 milhões aos cofres dos municípios de todo o estado do Rio, que puderam investir esses recursos na ampliação da oferta de saúde para a população local. Com os dois Tomógrafos Móveis, a Ressonância Magnética Móvel e o Mamógrafo Móvel percorrendo todas as regiões do Rio de Janeiro nestes cinco anos, as prefeituras deixaram de ter que pagar pelos exames na rede conveniada para atender à demanda da população local. Exames de diagnóstico fazem parte das atribuições dos municípios dentro do Sistema Único de Saúde (SUS) e são fundamentais para detectar doenças no estágio inicial e assim garantir sucesso no tratamento.

FONTE: Governo do Estado do Rio de Janeiro
http://www.saude.rj.gov.br

Esta entrada foi publicada em Blog. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *