Trote Solidário atinge 13% da meta de bolsas coletadas já no primeiro dia de campanha

Ação pretende coletar 450 bolsas de sangue, em homenagem ao aniversário da cidade do Rio de Janeiro

Bolsa_de_sangueNa primeira parada da coleta móvel itinerante para doação de sangue em instituições de ensino, o Hemorio já atingiu 13% da meta da campanha Trote Solidário, que, neste ano, busca homenagear o 450º aniversário da cidade do Rio, coletando 450 bolsas de sangue. O objetivo da campanha é incentivar a substituição dos tradicionais trotes universitários pelo ato voluntário de doar sangue.

O secretário de Saúde, Felipe Peixoto, acompanhou o lançamento da campanha, que aconteceu nesta segunda-feira (23/03), no Unilasalle, em Niterói, onde foram coletadas 59 bolsas de sangue.

– Fico feliz pela iniciativa dos alunos, que mobiliza não somente quem faz parte do dia a dia universitário, mas também a comunidade do entorno. Não posso doar no momento porque participei da campanha realizada no carnaval, mas faço questão de incentivar a participação de todos. É uma ação que merece todo o nosso empenho. Cada voluntário doa, em média, 450 ml de sangue, quantidade que pode salvar até quatro vidas. Desta forma, 450 doações poderão salvar até 1.800 vidas – destacou o secretário.

Caloura do curso de Administração, Luiza Moledo, de 17 anos, elogiou a ação e aproveitou para dar sua contribuição.

– Acho uma iniciativa bem importante. É uma oportunidade para ajudar o próximo. Meus veteranos também organizaram doações de roupas e alimentos – conta Luiza.

Além dos calouros, veteranos universitários também fizeram questão de colaborar. Estudante de Relações Internacionais, Amanda Vignoli, 20, destacou a importância de ter acesso ao serviço itinerante.
– Doo sangue há três anos e o fato da coleta ter vindo até aqui facilitou bastante. Doar sangue é uma chance de salvarmos vidas – contou.

Quem pode doar? – Para doar sangue é preciso ter entre 16 e 69 anos (incompletos), pesar mais de 50 kg, estar bem de saúde e portar um documento de identidade oficial com foto. Jovens entre 16 e 17 anos, podem realizar a doação mediante consentimento formal do responsável legal. O termo de autorização está disponível no site do Hemorio (www.hemorio.rj.gov.br) e deve ser entregue junto com uma cópia autenticada da identidade do mesmo responsável. Não é necessário estar em jejum, apenas evitar a ingestão de alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem a doação e de álcool nas últimas 12 horas.

O Hemorio, órgão da Secretaria de Estado de Saúde (SES) e da Fundação Saúde, é o hemocentro coordenador do Estado do Rio de Janeiro, que distribui sangue para 180 hospitais públicos, incluindo as grandes emergências como a dos hospitais Getúlio Vargas, Souza Aguiar e Miguel Couto, maternidades, UTI´s neonatais e conveniados com o Sistema Único de Saúde – SUS. A unidade funciona todos os dias, de 7 às 18 horas, incluindo sábados, domingos e feriados, na Rua Frei Caneca, 08 – Centro. Para mais informações, o voluntário deve ligar para o Disque Sangue (0800 282 0708), que esclarece dúvidas e informa o endereço dos outros 26 unidades de coleta distribuídos no Estado.

Confira a programação completa:
26/03 – UFRJ Direito – Rua Moncorvo Filho, 8 – Centro. Das 9h às 14h.
30/03 – Unigranrio – Rua Professor José de Souza Herdy, 1160 – Duque de Caxias. Das 10h às 16h.
31/03 – Unigranrio – Rua Professor José de Souza Herdy, 1160 – Duque de Caxias. Das 10h às 16h.

FONTE: Governo do Estado do Rio de Janeiro
http://www.saude.rj.gov.br

Esta entrada foi publicada em Blog. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *