Trote Solidário leva mutirão de doação de sangue para faculdades

Campanha tem objetivo de coletar 450 bolsas de sangue, em homenagem ao aniversário do Rio de Janeiro

A partir desta segunda-feira (23/03), o Hemorio vai dar início ao “Trote Solidário”, ação que levará coletas de sangue itinerantes para cinco instituições de ensino superior do Rio de Janeiro, Niterói e Baixada Fluminense.

Além de conscientizar estudantes sobre a importância de doar sangue e estimular a substituição dos antigos trotes violentos durante a recepção dos calouros pelo voluntariado, o objetivo será coletar 450 bolsas de sangue somente nas coletas móveis, como uma forma de parabenizar a cidade do Rio de Janeiro pelo seu aniversário. A ideia é dar início ao semestre de forma solidária.

– Cada voluntário doa, em média, 450 ml de sangue, quantidade que pode salvar até quatro vidas. Desta forma, ao conseguirmos 450 doações, poderemos salvar até 1.800 vidas. Será uma homenagem simbólica aos 450 anos que o Rio de Janeiro completou agora em março e um verdadeiro ato de amor ao próximo – afirmou o secretário de Estado de Saúde, Felipe Peixoto.

Para a chefe do Serviço de Atendimento ao Doador, Naura Faria, o engajamento na campanha do Trote Solidário é muito importante para a formação de um novo voluntariado acadêmico, que pode incluir a ação no calendário de ações da universidade, através dos seus centros acadêmicos.

– Eles podem, inclusive, envolver a comunidade ao redor da instituição a participar dessas ações de responsabilidade social com a promoção da doação de sangue – sugere ela.

Trote Solidário: Divulgação nas universidades e redes sociais

O diretor-geral do Hemorio, Luiz Amorim, afirma que os canais digitais são estratégicos para atingir o público-alvo da campanha.

– Os jovens universitários, além de sempre estarem dispostos a participar de ações sociais, se mostram como grandes disseminadores do tema nas redes sociais, contribuindo para o sucesso da campanha e com um envolvimento diferenciado, transmitindo a positividade necessária. Isso só reforça a importância desse ato de responsabilidade social e cidadania – explica o médico.

Quem pode doar? – Para doar sangue é preciso ter entre 16 e 69 anos (incompletos), pesar mais de 50 kg, estar bem de saúde e portar um documento de identidade oficial com foto. Jovens entre 16 e 17 anos, podem realizar a doação mediante consentimento formal do responsável legal. O termo de autorização está disponível no site doHemorio (www.hemorio.rj.gov.br) e deve ser entregue junto com uma cópia autenticada da identidade do mesmo responsável. Não é necessário estar em jejum, apenas evitar a ingestão de alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem a doação e de álcool nas últimas 12 horas.

O Hemorio, órgão da Secretaria de Estado de Saúde (SES) e da Fundação Saúde, é o hemocentro coordenador do Estado do Rio de Janeiro, que distribui sangue para 180 hospitais públicos, incluindo as grandes emergências como a dos hospitais Getúlio Vargas, Souza Aguiar e Miguel Couto, maternidades, UTI´s neonatais e conveniados com o Sistema Único de Saúde – SUS. A unidade funciona todos os dias, de 7 às 18 horas, incluindo sábados, domingos e feriados, na Rua Frei Caneca, 08 – Centro. Para mais informações, o voluntário deve ligar para o Disque Sangue (0800 282 0708), que esclarece dúvidas e informa o endereço dos outros 26 unidades de coleta distribuídos no Estado.

Confira a programação completa:

23/03 – Unilasalle – Rua Gastão Gonçalves, 79 – Santa Rosa – Niterói
24/03 – Estácio Menezes Côrtes – Rua São José, 35/15º andar – Centro
25/03 – Facha – Rua Muniz Barreto, 51 – Botafogo
26/03 – UFRJ Direito – Rua Moncorvo Filho, 8 – Centro
30/03 – Unigranrio – Rua Professor José de Souza Herdy, 1160 – Duque de Caxias
31/03 – Unigranrio – Rua Professor José de Souza Herdy, 1160 – Duque de Caxias

FONTE: Governo do Estado do Rio de Janeiro
http://www.saude.rj.gov.br

Esta entrada foi publicada em Blog. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *