Última Plenária

5º Corpo de Conselheiros realiza última sessão e se despede do CONTER

Hoje, aconteceu a última reunião plenária do 5º corpo de conselheiros do Conselho Nacional de Técnicos em Radiologia (CONTER), convocada pela presidenta Valdelice Teodoro para prestação de contas da gestão exercida no período de 4 de junho de 2007 a 31 de maio de 2012 e julgamento dos últimos processos deste corpo executivo.

“Junto com as senhoras e os senhores, inauguramos uma nova fase no CONTER. O respeito mútuo marcou essa gestão, que obteve significativos avanços. Julgamos processos importantes e fizemos nossa parte para coibir o exercício ilegal da profissão. Hoje em dia, não tem mais gritos e tapas na mesa, julgamos os processos com imparcialidade, aplicação e espírito público. O legado dessa gestão é imensurável e, certamente, ficará registrado nos anais do CONTER e na história da profissão no Brasil”, pontuou Valdelice Teodoro na abertura dos trabalhos.

O primeiro presidente e assessor parlamentar do CONTER Jenner de Morais esteve presente à reunião e, ao cumprimentar os conselheiros que estão se despedindo da instituição, fez uma alusão ao processo de desenvolvimento das técnicas radiológicas no Brasil. Destacou que os próximos anos serão fundamentais para consolidar as áreas de atuação dos profissionais das técnicas radiológicas e confirmou que o CONTER tem legitimidade e qualidade para liderar projetos de interesse público da categoria e da sociedade brasileira.

“Os senhores estão de parabéns, pois cumpriram o papel que lhes cabia respeitando as normas legais. Até pouco tempo atrás, ainda corríamos como dava para proteger a profissão. Hoje, estamos um passo a frente. Lembro de um episódio em 1994, em que ficamos sabendo de um projeto de lei que pretendia acabar com a nossa regulamentação e estava prestes a ser aprovado pelo Congresso Nacional. Saímos correndo do CONTER e tiramos o senador Paulo Paim da presidência de uma comissão para interromper aquele descalabro. Conseguimos. Hoje, existe um projeto de lei para modernizar o marco regulatório da nossa profissão em tramitação e nós é quem protagonizamos o processo, nós participamos como atores principais. Esse reconhecimento por parte do poder público e da sociedade não foi conquistado do dia para noite, é fruto de um trabalho sério e comprometido com resultados”, frisou Jenner.

Entre o segundo semestre de 2011 e o primeiro semestre de 2012, o CONTER investiu aproximadamente R$ 1,3 milhão em fiscalização e administração dos Regionais e o trabalho de fiscalização chegou a 3.345 municípios brasileiros. Neste período, 5.003 documentos foram protocalados na instituição, 19 portarias foram baixadas, 14 resoluções foram editadas e 879 reuniões da diretoria executiva foram registradas nos anais do CONTER.

Hoje, ás 16 horas, toma posse o 6º Corpo de Conselheiros do CONTER. De acordo com a secretaria executiva da instituição, este novo corpo executivo terá uma renovação de aproximadamente 75% dos conselheiros. Na próxima terça-feira, faremos uma reportagem especial sobre a posse e o perfil dos novos dirigentes do Sistema CONTER/CRTRs. Não deixe de ler.

FONTE: CONTER
Esta entrada foi publicada em Blog. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *