Unidades de Saúde de Nova Friburgo agora fazem coleta de sangue

Além de realizar o procedimento mais próximo de casa, usuário também pode receber o resultado do exame na mesma unidade de saúde onde coletou o sangue

A Secretaria Municipal de Saúde, através do Comitê de Gestão, segue trabalhando intensamente para descentralizar o atendimento do setor em Nova Friburgo, iniciativa considerada fundamental para desafogar o já saturado Hospital Municipal Raul Sertã e melhorar a prestação dos serviços aos cidadãos friburguenses. Após a criação da Central de Regulação, que permite a marcação de consultas e exames em qualquer unidade de saúde e que deu fim às filas que há anos as pessoas eram obrigadas a enfrentar de madrugada na cidade, agora os postos de saúde e unidades básicas também fazem coleta de sangue, um conforto a mais aos usuários do serviço público de saúde.

Antes, o paciente se consultava com o médico e, com o pedido de exame de sangue, fazia a coleta no Hospital Municipal Raul Sertã ou em alguma clínica credenciada pelo município. Além de obrigar o paciente a se deslocar (muitas vezes para longe de sua casa), a demora nesse processo prejudicava o cidadão e aumentava as filas para realização do exame.

Agora os pacientes ganham tempo e conforto com a mudança. Além de realizar o procedimento mais próximo de casa, o resultado também pode ser retirado na mesma unidade de saúde onde foi feita a coleta de sangue. Os laboratórios têm um prazo de 15 dias para fazer a coleta e entregar o resultado do exame.

Ao todo são 26 unidades de saúde que agora contam com o serviço. A maioria faz a coleta de sangue dos pacientes uma vez por semana. Apenas o Posto de Saúde Doutor Waldir Costa, de Conselheiro Paulino, e o Posto de Saúde Tunney Kassuga, de Olaria, trabalham com a coleta de sangue de segunda a sexta-feira. Além destes dois, a Unidade Básica de Saúde Ariosto Bento de Mello, no Cordoeira, tem o serviço disponível três vezes por semana.

O número de atendimentos por dia foi definido com base na demanda de cada unidade de saúde. A Unidade Básica de Saúde de Vargem Alta, por exemplo, tem capacidade para fazer até dez coletas de sangue por dia, enquanto o Posto de Saúde Tunney Kassuga, de Olaria, que é maior e conta com grande número de moradores no entorno, pode realizar até 150 coletas de sangue por dia.

FONTE: Prefeitura de Nova Friburgo
http://www.novafriburgo.rj.gov.br

Esta entrada foi publicada em Blog e marcada com a tag , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *