Unidades de Saúde terão horário ampliado no sábado para a 3ª Campanha Contra HIV e Sífilis

As 201 unidades de atenção primária (130 Centros Municipais de Saúde e 71 Clínicas da Família) da Secretaria Municipal de Saúde do Rio vão estender o horário de atendimento até 17 horas, no próximo sábado. O objetivo é atender o maior número possível de pessoas no último dia da 3ª campanha para prevenção de HIV e sífilis, que teve início nesta quinta-feira, dia 28.

A iniciativa, que conta com a parceria da Coordenadoria Especial da Diversidade Sexual, faz parte do programa que incentiva a realização dos testes de detecção dos vírus de maneira consciente e voluntária. No domingo, 1° de dezembro, Dia Mundial de Luta contra a Aids, várias ações de conscientização e testagem serão realizadas no Parque Madureira, encerrando a programação.

Até o próximo sábado, dia 30, as unidades prestam atendimento, das 8h às 17h, às pessoas que queiram se submeter aos exames. A expectativa é realizar 40 mil testes durante a campanha, 20 mil de HIV e 20 mil de sífilis. Os resultados estarão disponíveis para os pacientes em dez dias úteis na unidade onde a coleta foi feita ou pela internet. Na última campanha, em 2012, mais de 34 mil testes foram realizados.

Todas as pessoas que passam pelo exame recebem aconselhamento antes e depois da testagem. A medida garante que, em caso de resultado positivo, o tratamento ocorra com mais rapidez, diminuindo as chances de transmissão do vírus das doenças, por desconhecimento do portador.

Quem procurar as unidades de saúde deve estar de posse de documento com foto e CPF, para poder se submeter à testagem. As unidades oferecerão também atividades de promoção da saúde, distribuição de material educativo, entrega de preservativos e vacinação contra a hepatite B para pessoas até 49 anos.

Para obter mais informações sobre os locais de realização do teste, a população pode ligar para a central de atendimento da Prefeitura, no telefone 1746.

FONTE: Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro
http://www.rio.rj.gov.br/web/smsdc

Esta entrada foi publicada em Blog. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *