Unidades estaduais irão compor Complexo Hospitalar dos Lagos

Atuação integrada das unidades de saúde foi um dos assuntos discutidos no encontro com gestores municipais da região realizado pela SES em Cabo Frio

Com o objetivo de reorganizar a oferta de serviços de saúde na Baixada Litorânea, a secretaria de Estado de Saúde está preparando a reorganização do fluxo de atendimentos nas duas principais unidades localizadas na região. Com a nova organização a ser definida pela pasta, o Hospital dos Lagos, em Saquarema, e o Hospital Roberto Chabo, em Araruama, passarão a formar o Complexo Hospitalar dos Lagos, fazendo com que cada unidade tenha o perfil adequado para as necessidades da região. De acordo com o secretário de Estado de Saúde, Luiz Antonio Teixeira Jr., o primeiro passo já foi dado, com as duas unidades sob gestão da mesma organização social de saúde.

– Estamos trabalhando para manter o atendimento nas unidades e, ao mesmo tempo, preparar as mudanças que precisam ser feitas para trazer mais qualidade ao serviço que oferecemos à população. A partir da atuação das unidades de forma mais integrada, compondo um complexo, cada uma terá seu perfil bem definido, com atribuições e serviços específicos. Isso fará com que não tenhamos sobreposição de serviços, mas sim serviços complementares – explicou o secretário.

A criação de um consórcio de saúde reunindo todos os municípios da Baixada Litorânea também foi defendida pelo secretario, que reforçou a necessidade da melhor integração entre as prefeituras.

– Diante das dificuldades financeiras, a união de todos deve ser a base do trabalho dos gestores públicos. Ninguém vai resolver seu problema sozinho, é preciso fortalecer a relação entre os municípios e também com o Estado, para dar mais eficiência aos recursos disponíveis. A área da Saúde sempre precisará de recursos, mas melhoria na gestão é essencial – concluiu.

Durante o encontro, equipes técnicas do Estado apresentaram a estrutura da secretaria e os programas de apoio aos municípios, além da integração entre as unidades do Estado e das prefeituras para a melhoria do atendimento de saúde. A reunião foi o oitavo evento de Acolhimento Regional de Saúde realizado pela SES em diferentes regiões do RJ.

FONTE: Governo do Estado do Rio de Janeiro
http://www.saude.rj.gov.br

Esta entrada foi publicada em Blog e marcada com a tag , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *