UNIFESO realiza congresso com o tema “Ciência Alimentando o Desenvolvimento Sustentável”

unnamedO Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) promove entre os dias 18 e 20 de outubro o I Congresso Acadêmico Científico (CONFESO), com o tema “Ciência Alimentando o Desenvolvimento Sustentável”. O evento vai contar com apresentação de atividades científicas oriundas dos cursos de graduação e pós-graduação por meio de mesas-redondas, palestras, conferências, apresentação de trabalhos, minicursos, oficinas/workshops, feira de ciência e jornadas acadêmicas, entre outros eventos.

O objetivo do I CONFESO é garantir um espaço de integração e troca de conhecimentos e saberes para o desenvolvimento e qualificação da produção acadêmica institucionalizada de forma a contribuir para o progresso da região de modo sustentável. De acordo com a professora Edenise da Silva Antas, diretora de Pós-Graduação Pesquisa e Extensão do UNIFESO, o evento “é também uma oportunidade de estreitar laços com a comunidade externa, considerando a produção do conhecimento científico, a inovação e o conhecimento tecnológico como pilares para o desenvolvimento socioeconômico sustentável. Este é também um espaço de troca de conhecimento com outras instituições da sociedade, na perspectiva de buscarmos condições de melhoria e qualidade de vida para nossa população”.

O I CONFESO é um desdobramento da Jornada de Pesquisa e Iniciação Científica (JOPIC), que após cinco edições passa fazer parte do congresso, um evento com maior abrangência pela quantidade de atividades e com um dia a mais de programação, novidade que faz parte da programação comemorativa dos 50 anos da FESO e dos 10 anos do UNIFESO.

“Os conceitos Ensino, Pesquisa e Extensão são indissociáveis, e nesse escopo o CONFESO vem atender à política e aos planos da Instituição. A expectativa é ampliar ainda mais esse desdobramento dos planos de incentivo à iniciação científica e outros planos de incentivo à produção acadêmica, contando com a participação dos estudantes de forma consistente e potente durante o congresso”, enfatizou a professora Eveline Andrade Guedes, coordenadora de Extensão. “O I CONFESO quer marcar a comemoração dos 50 anos da FESO e vai registrar a mudança cultural da Instituição em relação à pesquisa. Esse movimento é um aspecto muito importante”, completou o professor Renato Santos de Almeida, coordenador de Pesquisa.

Entre palestrantes e avaliadores a Comissão Organizadora do I CONFESO está viabilizando a participação de professores convidados de outras instituições nacionais e internacionais.

Programação em todas as unidades
A programação para todas os campi do Centro Universitário conta ainda com apresentações artístico-culturais de estudantes, professores, funcionários técnicos-administrativos e comunidade externa matriculados nos cursos livres de música, arte e cultura, oferecidos pelo Centro Cultural FESO Pro Arte. Além das atividades que ocorrem no Campus Antonio Paulo Capanema de Souza (Alto) e no Campus Quinta do Paraíso (Prata), haverá eventos também no Campus FESO Pro Arte (Alto), no Hospital das Clínicas de Teresópolis Costantino Ottaviano (Vale do Paraíso) e na unidade em que funcionam a Unidade Ambulatorial do HCTCO e o Núcleo de Prática Jurídica.

Projetos
Serão apresentados os projetos apoiados pelos Programas de Incentivo do UNIFESO: PICPq (Plano de Incentivo a Iniciação Científica e à Pesquisa), PIIT (Plano de Incentivo a Inovação e Tecnologia), PIEx (Plano de Incentivo à Extensão) e PICEL (Plano de Incentivo à Cultura, Esporte e Lazer). Além destes, também serão expostos os projetos apoiados por agências de fomento externo: CNPq/MCTIC (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) a partir dos Programas PIBIC (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e PIBITI (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação); CAPES/MEC (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) a partir do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência); FAPERJ (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro) a partir do Programa Jovens Talentos.

Tema
O tema do I CONFESO tem inspiração na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia que será “Ciência Alimentando o Brasil”, já que os eventos ocorrem em datas concomitantes

Inscrições e envio dos trabalhos
Como o congresso foi incluído no Calendário Acadêmico 2016, todos os professores, funcionários técnicos-administrativos e estudantes do UNIFESO estão previamente inscritos, enquanto os participantes externos deverão realizar gratuitamente uma inscrição antes do envio dos trabalhos.

Serão admitidos trabalhos na forma de Apresentação Oral ou Pôster. As inscrições foram abertas no dia 22 de agosto e serão aceitas até o dia 5 de outubro, porém o prazo para envio dos trabalhos termina no dia 22 de setembro. Os trabalhos apresentados e avaliados favoravelmente serão publicados nos Anais do evento. Esta publicação estará disponibilizada no Portal UNIFESO de Publicações Eletrônicas.

As comunidades interna e externa deverão submeter seus trabalhos seguindo as orientações que constam na página do I CONFESO: www.unifeso.edu.br/pesquisa/confeso, e o contato para mais informações pode ser feito pelo e-mail: coordextensaodppe@unifeso.edu.br ou pelos telefones (21) 2641-7071 e (21) 2641-7141.

Esta entrada foi publicada em Blog e marcada com a tag , , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *