Vacinação contra a gripe tem início em mais de 3 mil postos em todo estado nesta segunda-feira, 25/4

Dia D acontece no sábado, 30/4, quando começará a campanha nacional para a imunização contra três subtipos de gripe, incluindo H1N1

7dd11258-3b94-4f63-b060-a1b311042d6dGestantes, crianças com idades entre 6 meses e menores de cinco anos, além de pacientes renais crônicos, já podem procurar os postos de saúde em todo o estado do Rio para a vacinação contra a gripe. Antecipada pela secretaria de Estado de Saúde como medida preventiva, a campanha teve início nesta segunda-feira, 25/4, para estes grupos prioritários. Ao todo, cerca de 3 mil postos de saúde, nos 92 municípios do estado, estão disponibilizando a vacina.

– É importante que os grupos prioritários compreendam a necessidade de se proteger. A antecipação da campanha para estas pessoas é uma medida preventiva que adotamos, diante do aumento do número de casos de H1N1 que registramos no RJ. Embora nosso panorama seja diferente do que se observa em São Paulo, a imunização de gestantes, crianças e pacientes renais crônicos pede prioridade – ressaltou o secretário de Estado de Saúde, Luiz Antônio Teixeira Jr., que acompanhou o início da vacinação na Clínica da Família Sérgio Vieira de Mello, no Catumbi, zona norte da capital, junto com o secretário municipal de Saúde do Rio, Daniel Soranz.

– Especialmente com a proximidade do inverno, que aumenta as chances de transmissão, precisamos da atenção da população para a prevenção – destacou o secretário municipal.

Grávida de 28 semanas, Laisa Bárbara de Oliveira, de 22 anos, esteve na unidade ainda pela manhã, e levou também o filho, Kauan, de 4 anos.

– Achei importante antecipar a campanha para gestantes e crianças, fico mais tranquila. Apesar de ter um pouco de medo, ele entende que precisa se vacinar para não ficar doente. E este ano, eu também preciso me cuidar – afirmou ela.

A antecipação também foi aprovada pela dona de casa Simone Ferreira, de 30 anos, que levou o filho Pedro Gabriel, de 1 ano e oito meses, até a Clínica da Família.

– Achei uma boa medida para prevenir. Pedro está com todas as vacinas em dia e esta não poderia faltar. Ele chorou um pouquinho, mas logo passa e agora ele está protegido – contou ela.

A partir do dia 30 de abril, terá início a campanha nacional de vacinação em todo o país, conforme o calendário do Ministério da Saúde. No estado do Rio de Janeiro, cerca de 4 milhões de pessoas fazem parte dos grupos prioritários. De acordo com as orientações do MS, os grupos incluem, além das crianças com idades entre 6 meses e menores de 5 anos, gestantes e pacientes de doenças crônicas, as mulheres com até 45 dias após o parto, idosos com idades a partir de 60 anos, indígenas e profissionais de saúde. A Secretaria de Estado de Saúde esperar imunizar pelo menos 80% destes grupos até o dia 20 de maio. A vacina imuniza contra os três subtipos de vírus da gripe que mais circulam no inverno: A/H1N1, A/H3N2 e Influenza B.

– É preciso lembrar que a gripe, na grande maioria dos casos, não apresenta complicações, mas entre os grupos prioritários, pode evoluir para formas mais graves. A prevenção é fundamental. A vacina é segura e eficaz, protege contra os principais tipos de vírus da gripe, inclusive, H1N1. Nunca se observou casos de reações graves relacionadas a essa vacina e os benefícios são incontestáveis – destacou o subsecretário de Vigilância em Saúde, Alexandre Chieppe.

FONTE: Governo do Estado do Rio de Janeiro
http://www.saude.rj.gov.br

Esta entrada foi publicada em Blog. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *