Vacinação contra gripe imunizou 90,49% do público-alvo em Teresópolis

Campanha prossegue até a próxima semana
Teresópolis, 6 de junho de 2012 – Iniciada no dia 5 de maio, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe imunizou, até o momento, 25.971 pessoas em Teresópolis. Esse número representa 90,49% do público-alvo, formado por idosos a partir de 60 anos, crianças de seis meses até 2 anos, gestantes e trabalhadores da área da saúde. A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde era vacinar 27.436 pessoas no município. Como ainda há doses disponíveis, a Secretaria Municipal de Saúde decidiu pela prorrogação da campanha até sexta-feira, 15 de junho.
Foram vacinados 17.761 idosos, o que corresponde a 82,3% da faixa etária; receberam a vacina 4.645 crianças de seis meses até 2 anos, ou seja 138% desse público. Isso ocorreu devido à imunização de crianças que passaram pelo município no período da campanha e foram vacinadas na cidade. O número de gestantes imunizadas foi de 1.681, o equivalente a 47,83%; e 2.856 trabalhadores da saúde receberam a dose, o que corresponde a 137% da faixa etária. Esse número refere-se à vacinação de trabalhadores de emergência e também de setores ambulatoriais, que não são incluídos na estimativa do Ministério da Saúde. Os doentes crônicos e os pacientes acamados também estão sendo vacinados.
“Teresópolis obteve bom resultado, especialmente se comparado com outros municípios do estado e até do país. Conseguimos atingir a meta do Ministério da Saúde, que era de 80% para a cidade, e até ultrapassamos a estimativa em algumas faixas etárias”, avaliou a chefe do Setor de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Daurema Docasar, frisando que as pessoas inseridas no público-alvo que ainda não se vacinaram devem procurar os postos de saúde na próxima semana para se vacinar e prevenir as doenças causadas pelo vírus da gripe, muito comuns no inverno.
A campanha de vacinação acontece em todas as unidades de saúde, na cidade e no interior, de segunda a sexta, das 8h às 17h. As crianças devem tomar duas doses, com intervalo de 30 dias. Aquelas que já receberam uma ou duas doses de vacina no ano passado devem receber apenas uma esse ano. Já os adultos recebem dose única.
A vacina é contraindicada para pessoas que apresentaram reação anafilática em doses anteriores, ou que têm alergia ao ovo de galinha e seus derivados. Por orientação do Ministério da Saúde, doadores de sangue que tomarem a vacina contra a gripe deverão aguardar até 48 horas (dois dias) depois da imunização para fazer a doação.

FONTE: Prefeitura Municipal de Teresópolis

Esta entrada foi publicada em Blog. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *