Vigilância Sanitária abre Postos de Atendimento a Trabalhador

Serão atendidos profissionais de todos os seguimentos

Nesta quarta (29) a Vigilância Sanitária inaugura pontos de atendimento do Programa de Saúde do Trabalhador –PST – nos bairros de Bangu e Botafogo, para atender à população com problemas de saúde provocados pelo trabalho. Nesses locais, o trabalhador vai receber orientações para que tenha resguardado todos os seus direitos.

A inauguração do PST de Bangu será às 10h, no PAM Manoel Guilherme da Silva Filho, que fica na Av.Ribeiro Dantas, 571 – Bangu. Já o PST de Botafogo será inaugurado às 14h, no hospital municipal Rocha Maia, localizado na Rua General Severiano, 91 – Botafogo.

Atualmente, já existem três postos, que ficam em Madureira, Campo Grande e Santa Cruz. Também há dois Núcleos de Saúde do Trabalhador – Nusat – que são centrais e maiores, e oferecem, além de orientações, atendimentos de médicos, psicólogos, fonoaudiólogos e assistentes sociais.

A inauguração dos PST faz parte da Semana da Saúde do Trabalhador, que começou nesta segunda e vai até amanhã. O objetivo é promover, durante quatro dias, palestras, debates e diversas ações com foco na saúde do trabalhador, destacando a prevenção de riscos de acidentes de trabalho.

No encerramento do evento, nesta quinta, haverá uma mesa para debater o cenário nacional da Saúde do Trabalhador, com presença de especialistas do Brasil e internacionais nesta área.

A Saúde do Trabalhador no município do Rio é assegurada pela Vigilância Sanitária, que, por meio da constatação dos técnicos municipais em suas inspeções ou de denúncias feitas por entidades de classe e pelos próprios trabalhadores, previne riscos à saúde da população.

A prevenção de acidentes de trabalho também é feita por meio de capacitação e campanhas, a fim de educar o trabalhador para conhecer os riscos, aos quais está exposto, e os seus direitos, caso sofra algum acidente ou desenvolva doença relacionada com o trabalho.

Informações sobre os endereços dos PST e Nusat podem ser obtidas no site www.rio.rj.gov.br/web/vigilanciasanitaria. Nesse endereço também estão disponibilizadas informações sobre a programação do evento, e sobre a Vigilância Sanitária e a Saúde do Trabalhador.

FONTE: Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro
http://www.rio.rj.gov.br/web/smsdc

Esta entrada foi publicada em Blog. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *