Vigilância Sanitária divulga agenda dos cursos gratuitos de 2018

Aulas são voltadas para as áreas de alimentos, embelezamento e saúde

Neste mês, a Vigilância Sanitária começa a ministrar cursos para ambulantes que comercializam alimentos e para profissionais e proprietários de salões de beleza, estúdios de piercing e tatuagem, consultórios médicos e dentários, farmácias, dentre outros. O objetivo desses cursos é prevenir riscos à saúde dos consumidores e usuários dos produtos e serviços oferecidos.

O curso para ambulantes será o de “Noções básicas de higiene para manipuladores de alimentos”, que tem o objetivo de orientar e alertar sobre os cuidados higiênico-sanitários que devem ser tomados, com a finalidade de diminuir a ocorrência das doenças transmitidas pela comida. O conteúdo será aplicado numa aula de 3 horas, com distribuição de um certificado de participação individual. Durante o ano, vão ocorrer várias aulas, com 50 vagas cada. Os dias dessas aulas serão 30 de janeiro, 27 de fevereiro, 27 de março, 24 de abril, 29 de maio, 26 de junho, 31 de julho, 28 de agosto, 25 de setembro, 30 de outubro, 27 de novembro e 18 de dezembro.

Já o curso para salões de beleza terá orientações sobre os procedimentos para a utilização correta dos materiais, o uso de cosméticos regularizados, a limpeza e desinfecção do ambiente, e a prevenção de doenças infectocontagiosas, como hepatites B e C, tétano, AIDS, micoses, dentre outras. O conteúdo também será ministrado em apenas uma aula, de três horas, que vão ocorrer várias vezes no ano. Serão 50 vagas por aula.  As datas disponíveis para os profissionais da beleza são 22 de janeiro, 26 de fevereiro, 26 de março, 16 de abril, 14 de maio, 25 de junho, 16 de julho, 20 de agosto, 24 de setembro e 29 de outubro, 26 de novembro e 17 de dezembro.

Os proprietários e trabalhadores dos estúdios de tatuagem e piercing contam, mais uma vez, com um curso exclusivo para a área, que vai abordar a limpeza, esterilização e descarte adequado dos materiais, o uso de tintas regularizadas pela Anvisa, higienização do ambiente e a prevenção de doenças. O conteúdo também será mostrado em apenas uma aula com 50 vagas. Serão várias aulas no ano, realizadas nos dias 27 de fevereiro, 24 de abril, 19 de junho, 21 de agosto, 30 de outubro e 11 de dezembro.

Consultórios, clínicas médicas e dentárias, asilos e farmácias também vão receber cursos durante todo o ano, sobre a prevenção de riscos a pacientes e clientes.  Assim como bares, restaurantes, padarias, supermercados, indústrias alimentícias, casas noturnas, estabelecimentos de culinária oriental e unidades escolares, que vão ter a manipulação de alimentos e a prevenção de riscos como pautas principais.  As datas e horários estão disponíveis no site www.prefeitura.rio/vigilânciasanitária.

Todas as aulas serão ministradas no auditório da Vigilância Sanitária, que fica na Rua do Lavradio, 180/6º andar, no Centro. Os interessados em participar podem se informar pelo telefone (21) 2224-4606 ou pelo site www.rio.rj.gov.br/vigilanciasanitaria, onde devem preencher a ficha ,de inscrição e enviar pelo e-mail geducavisa@gmail.com.

FONTE: Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro
http://www.rio.rj.gov.br/web/smsdc

Esta entrada foi publicada em Blog e marcada com a tag , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *