Vigilância Sanitária organiza multirão em comunidade da Tijuca

Ação faz parte do programa “Vigilância na rua”, lançado este ano

Nesta quinta-feira (29), a Vigilância Sanitária Municipal vai fazer um mutirão na comunidade Indiana, na Tijuca, para orientar a população sobre a prevenção de riscos provocados por animais sinantrópicos, como carrapato, escorpião, morcego, pombo, dentre outros que podem transmitir doenças e causar agravos à saúde do homem ou de outros animais.

Será montada uma tenda com profissionais que vão orientar os moradores sobre lepstopirose, esporotricose e sobre o convívio com morcegos e pombos urbanos. Além disso, serão mostrados os serviços oferecidos pela Unidade de Controle de Zoonoses Paulo Cardoso Filho, bem como dicas de cuidado com alimentação e controle social. Além dessas orientações, haverá vacinação de cães e gatos.

O evento faz parte do programa “Vigilância na rua”, da Subsecretaria de Vigilância, Fiscalização Sanitária e Controle de Zoonoses (SUBVISA), implantado no início deste ano. O programa busca aproximar a Vigilância Sanitária do cotidiano das pessoas, mostrando que o trabalho de garantia de direitos sociais e sanitários vai muito além de fiscalização de processos produtivos e de objetos de consumo.

O foco da ação não fica somente nos animais. Durante o mutirão, equipes do CMS Carlos Figueiredo Filho vão vacinar idosos contra a gripe e passar orientações a toda a comunidade sobre doenças sexualmente transmissíveis, além de distribuir kits odontológicos. Haverá também informações e orientações sobre saúde do trabalhador.

A tenda será montada na Rua Paul Undemberg, 58, na comunidade Indiana (Tijuca). O evento começa às 10h e tem duração de quatro horas.

FONTE: Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro
http://www.rio.rj.gov.br/web/smsdc

Esta entrada foi publicada em Blog. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *