Vigilância Sanitária promove curso para profissionais de asilos

Aulas são gratuitas e orientam sobre cuidados adequados com idosos

Na próxima sexta, dia 17, a Vigilância Sanitária vai promover o primeiro curso do ano para profissionais e proprietários de instituições de longa permanência de idosos, com o objetivo de orientá-los sobre as condições adequadas que o local deve manter, a fim de evitar riscos à saúde dos hóspedes.

O tema da primeira aula é “Avaliação geriátrica e gerontológica”, que consiste em orientações sobre classificação do grau de dependência do idoso, para definir um planejamento de cuidados mais adequado. O segundo tema, que vai ser apresentado no dia 27 de abril, é “Planejamento: trabalho X Saúde”. Depois, nos dias 22 de junho, 17 de agosto e 19 de outubro, serão apresentados os temas “Manual de boas práticas – UAN”, “Manual de boas práticas – Enfermagem” e “Inconformidades e Penalidades”, respectivamente.

As palestras são gratuitas e realizadas na sede da Vigilância Sanitária municipal, que fica na Rua do Lavradio, 180. São 50 vagas disponibilizadas para cada data. Os interessados em participar podem se informar pelo telefone (21) 2224-4606 ou pelo site www.rio.rj.gov.br/vigilanciasanitaria, onde devem preencher a ficha de inscrição e enviar pelo e-mail geducavisa@gmail.com.

O horário de realização dos encontros é das 9h às 12h. O público-alvo é proprietários e responsáveis técnicos de asilos, casas de repouso ou casas de recolhimento, dentre outras instituições de longa permanência para idosos.

Além de ações educativas, os técnicos também fazem inspeções nos locais, por meio de denúncias feitas pelos usuários. Portanto, a Vigilância Sanitária orienta todos a ficarem atentos às irregularidades que podem ser encontradas em qualquer estabelecimento que trabalha com idosos e denunciá-las à central 1746 ou pelo site www.1746.rio.gov.br.

FONTE: Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro
http://www.rio.rj.gov.br/web/smsdc

Esta entrada foi publicada em Blog e marcada com a tag , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *