Vital Brazil ganha estátua em tamanho natural

Cidade onde nasceu, em Minas Gerais, inaugurou escultura do ilustre cientista

unnamedO Instituto Vital Brazil preparou mais uma surpresa para as comemorações pelos 150 anos do cientista Vital Brazil Mineiro da Campanha. Uma estátua em bronze, em tamanho natural, foi erguida na entrada da cidade onde nasceu, no sul de Minas Gerais, no dia 3 de outubro. A comemoração é dupla, pois no dia anterior (2), Campanha comemorou aniversário de 278 de sua fundação.

A programação começou na noite de sexta-feira, 2 de outubro, com um jantar comemorativo oferecido pela Câmara Municipal de Campanha. Na manhã de sábado, 3, houve a inauguração da estátua que virou o marco de entrada da cidade. A escultura é feita em bronze, mede cerca de 1,70m de altura, e nasceu das mãos sensíveis de Sandra Guinle, uma das três mulheres mais influentes no campo das artes no Brasil, premiada pela Gazeta Mercantil, Jornal do Brasil e Revista Forbes. A cerimônia começou por volta das 9h, na rotatória de entrada da cidade (BR-267), e contou com a apresentação da Orquestra de Violinos.

Vital Brazil é mundialmente conhecido pela sua grande descoberta, que até hoje salva milhares de vidas por ano: a especificidade dos soros antiofídicos. “Você está vivo entre a gente. Seu legado científico nos estimula. O principal estímulo para nós é a solidariedade que você tinha com o povo brasileiro, com a ciência e com os pacientes e as pessoas que eram acidentadas”, disse Antônio Werneck, presidente do Instituto Vital Brazil, em agradecimento aos ensinamentos e às descobertas que o cientista deixou ao Instituto e à ciência brasileira e mundial.

O Instituto Vital Brazil foi representado pelo presidente, Antônio Werneck, o vice-presidente, Luis Eduardo Cunha, e o coordenador do Núcleo de Divulgação Científica, Erico Vital Brazil. Também estiveram presentes familiares, representantes da Rede Vital para o Brasil, autoridades e a escultura da obra.

O Instituto Vital Brazil (www.vitalbrazil.rj.gov.br) é uma instituição de ciência e tecnologia do Governo do Estado do Rio de Janeiro ligado à Secretaria de Estado de Saúde. É um dos 21 laboratórios oficiais brasileiros, um dos quatro fornecedores de soros contra o veneno de animais peçonhentos e produtor de medicamentos estratégicos para o Ministério da Saúde.

FONTE: Instituto Vital Brazil
http:www.vitalbrazil.rj.gov.br

Esta entrada foi publicada em Blog. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *