Prefeitura lança obra da Clínica da Família de Olaria
Unidade terá oito equipes de saúde da família, beneficiando 24 mil moradores da região
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) iniciou a construção da clínica da família de Olaria, na Praça Clomir Teles Cerbino na manhã de hoje, 23 de fevereiro. A unidade beneficiará 24 mil moradores das comunidades Cariri e Esperança, com oito equipes de saúde da família e três de saúde bucal. A obra ficará a cargo da RioUrbe. O município do Rio já conta com 85 clínicas da família inauguradas.
“A implantação dessa clínica é um grande sonho. Não foi fácil conseguir essa construção. A Clínica da Família tem o objetivo de cuidar das pessoas, sempre com o mesmo médico, oferecendo vários serviços de saúde perto de casa. A Prefeitura do Rio está avançando. Hoje temos orçamento adequado. Enquanto várias secretarias no país estão reduzindo serviços, nós estamos ampliando a oferta”, afirmou o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz.
A unidade fará parte da Área de Planejamento 3.1, que compreende os bairros de Bonsucesso, Brás de Pina, Complexo do Alemão, Cordovil, Ilha do Governador, Jardim América, Manguinhos, Maré, Olaria, Parada de Lucas, Penha Circular, Penha, Ramos e Vigário Geral. A região conta com 55,65% de cobertura de saúde da família. A SMS tem 41 unidades na área, sendo três hospitais, duas policlínicas, 10 clínicas da família, 18 centros municipais de saúde, cinco centros de atenção psicossocial, duas UPAs e uma Coordenação de Emergência Regional (CER).
A cidade do Rio conta atualmente com 85 clínicas da família em todas as regiões, projeto inovador criado em 2009 que permitiu a expansão histórica da Estratégia de Saúde da Família (ESF) no município. Com a implantação das clínicas, o Rio saiu de 3,5% de cobertura de saúde e se tornou nos últimos anos a capital responsável por mais da metade de todas as equipes de ESF criadas no país. Hoje, mais de 50% dos cariocas têm cobertura de saúde integral e a Prefeitura pretende ampliar esse valor para 70% até o fim de 206.
Nas clínicas da família os pacientes têm acesso a atendimento clínico, tratamento para diabetes, hipertensão, pré-natal, exames laboratoriais, cuidados com a saúde da criança e vacinação, entre outros. Também podem retirar gratuitamente medicamentos e insumos de uma grade de 208 itens da Atenção Primária. As clínicas da família contam com consultórios, salas de ultrassonografia, raio-x, observação clínica, procedimentos, curativos, coleta, reunião, saúde bucal, auditório, farmácia, almoxarifado e academia carioca. As unidades funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e sábado, das 8h às 12h.
FONTE: Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro
http://www.rio.rj.gov.br/web/smsdc