Blog

Dia do Idoso: Prefeitura do Rio melhora qualidade de vida da população

Em 1º de outubro é comemorado o Dia do Idoso. Para minimizar os impactos da longevidade e ajudar a melhorar a qualidade de vida dos cariocas, a Secretaria Municipal de Saúde e a Secretaria Especial de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida (SESQV) criaram, respectivamente, o Programa Academia Carioca e Academia da Terceira Idade. Por meio de atividades físicas, ações educativas e promoção de hábitos saudáveis, os programas têm ajudado a população, principalmente os idosos, a ter maior bem-estar – não somente físico mas também mental e social.

Atualmente, mais de 42 mil pessoas participam do Programa Academia Carioca em 77 unidades. Dessas, mais de 18 mil são idosas – o equivalente a 44% – sendo 79% mulheres e 21% homens. Entre os idosos, 93% são hipertensos; 28% diabéticos e 44% estão acima do peso. No entanto, depois que começaram a participar das atividades físicas e acompanhamento nutricional, 53% emagreceram, 82% passaram a ter a pressão arterial controlada e 84% passaram a controlar também os níveis de glicemia. Além disso, dos 18 mil idosos, mais de 12 mil tomavam medicamentos. No entanto, desde que começaram a fazer parte do programa, 10,1% deixaram de precisar dos remédios. Além disso, 68% diminuíram a dosagem e 56% a freqüência.

Mas os benefícios para os idosos não param por aí: 88% dos participantes também relataram sentir menos dor no corpo, 90% se sentem mais dispostos, 98% aumentaram o convívio social e 92% melhoraram a qualidade do sono. O programa das ATIs, por sua vez, leva atividade física aos idosos em áreas públicas, indispensavelmente orientada por profissionais qualificados, com o objetivo de proporcionar independência e autonomia funcional dos usuários. Hoje, o projeto que foi implementado em 2009, conta com 130 núcleos distribuídos pelas praças da cidade do Rio de Janeiro, e tem um total de 45 mil inscritos, sendo 70% dos seus frequentadores do sexo feminino e 30% do sexo masculino.

Para fazer parte do programa Academia Carioca, basta procurar a unidade de saúde mais próxima da residência e ter indicação médica. As academias são equipadas com dez aparelhos, que visam à melhoria da capacidade muscular e aeróbia. Os exercícios são de fácil execução e podem ser praticados por diferentes faixas etárias e por grupos especiais.

Já para quem quiser se inscrever nas ATIs, basta se dirigir ao núcleo mais próximo munido de carteira de identidade e atestado médico. A relação completas das ATIs pode ser encontrada no site www.rio.rj.gov.br/sesqv.

FONTE: Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro
http://www.rio.rj.gov.br/web/smsdc

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.