Blog

Eleita nova diretoria do Conselho Municipal de Saúde

Os membros do novo Conselho Municipal de Saúde tomaram posse nesta quinta-feira, 21, para a gestão de 2014/2015. A reunião aconteceu no auditório da Secretaria de Saúde e foi acompanhada pelo Secretário da pasta, Carlos Otávio Sant’Anna, pelo vereador José Antonio Francisco, por representantes do poder público, prestadores de serviço, profissionais de saúde e usuários. Após serem empossados, os atuais conselheiros elegeram a nova Mesa Diretora.

Os novos membros também nomearam a Comissão Organizadora da Mesa Diretora, que vai assessorar a presidência, prestar assistência a todos os segmentos que compõem o Conselho e articular as relações dos segmentos entre si e com a Mesa Diretora.  O líder comunitário Valdir Paulino foi reeleito presidente do Conselho; o profissional de saúde José da Rosa Paixão é o novo vice-presidente e o fisioterapeuta Wanderlei Gomes do Vale permanece como secretário-executivo.

Tomaram posse 32 conselheiros titulares e 32 suplentes, representando os segmentos Usuários, Profissionais de Saúde, Prestadores de Serviços Públicos e Prestadores de Serviços Privados.

Na ocasião, também foi aprovada, por unanimidade, a ampliação da saúde bucal em mais três postos da Estratégia de Saúde da Família, aumentando em 75% sua abrangência no município. Outra proposta, apresentada pelo Secretário de Saúde, Carlos Otávio Sant’Anna, que também compõe a Mesa Diretora, foi a implantação de mais um posto da Estratégia de Saúde da Família, desta vez no bairro do Pimentel.

O colegiado é formado por entidades e sindicatos de classe, associações de moradores, hospitais, entre outros setores. As secretarias de Saúde, Meio Ambiente, Serviços Públicos e Agricultura representam o poder público.

As funções do Conselho Municipal de Saúde são de caráter deliberativo, normativo, fiscalizador e consultivo, com o objetivo de estabelecer, acompanhar e avaliar a política municipal de saúde e efetivar a participação da comunidade na gestão do sistema.

FONTE: Prefeitura Municipal de Teresópolis
http://www.teresopolis.rj.gov.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.