Blog

Hospital da Mãe de Mesquita registra recorde de 36 nascimentos em 24 horas

No total foram feitos 31 partos normais. Todas as mães e bebês passam bem

A equipe de multiprofissionais do Hospital da Mãe de Mesquita comemora um recorde de nascimentos na unidade. Nesta terça-feira, dia 15 de abril, foram realizados 36 partos, sendo apenas cinco cesarianas e nenhuma intercorrência registrada. Estes dados refletem a importância que o hospital tem para a população da Baixada Fluminense, não só pelo quantitativo de atendimentos, que ultrapassa a marca de 8.400 partos realizados, mas pela consolidação da cultura da assistência humanizada, onde as gestantes contam com toda a estrutura necessária para realizar um pré-natal saudável, com acompanhamento de médicos, enfermeiros, nutricionistas, psicólogos, assistentes sociais e fisioterapeutas e são incentivadas a realizar o parto normal, dispondo de recursos não farmacológicos para alívio da dor, entre eles, massagem, exercícios de fisioterapia, respiração e caminhada. Desde a sua inauguração, em junho de 2012, a unidade é a principal referência para atendimento de gestantes e bebês de baixo risco nesta região.

– O Hospital da Mãe, através da dedicação e compromisso da sua equipe e gestão adotada, está modificando a forma de nascer na Baixada Fluminense. Registrar 36 nascimentos, com apenas 13,8% de cesarianas, mais da metade das pacientes utilizando métodos não farmacológicos para o alívio da dor e nenhum desfecho negativo para mães e bebês, reflete não só a qualidade da assistência prestada às nossas parturientes, mas uma mudança dos paradigmas acerca da assistência ao parto – comemora o coordenador de obstetrícia da unidade, Philippe Godefroy.

Uma das mães que deu à luz nesta terça-feira foi a dona de casa Mara Fabiano, de 23 anos. Davi Lucas nasceu às 12h14 e vem sendo amamentado desde a primeira hora de vida.

– Quando tive minha primeira filha há quatro anos fiz cesárea. Desta vez, tive a oportunidade de fazer parto normal, com a ajuda da equipe do hospital me orientando nos exercícios que diminuíram a dor. Percebo a vantagem na minha recuperação, por ser mais rápida. Assim, pude ficar perto e cuidar do meu bebê desde as primeiras horas do seu nascimento – afirma Mara.

Gestão – Desde abril de 2012, a Secretaria de Estado de Saúde vem reorientando o modelo de gestão e atenção à saúde no Estado do Rio de Janeiro no intuito de melhorar a prestação dos serviços e a satisfação do usuário. A implementação dessa nova forma de administração tem como objetivos reduzir custo, melhorar a gestão e garantir um atendimento de qualidade à população. O Hospital Estadual da Mãe de Mesquita passou a ser gerenciado pela Organização Social de Saúde Hospital Maternidade Therezinha de Jesus (OSS HMTJ), fornecendo todos os recursos humanos e materiais necessários ao adequado funcionamento do hospital, dentro dos parâmetros e diretrizes estabelecidos pela Secretaria.

FONTE: Governo do Estado do Rio de Janeiro
http://www.saude.rj.gov.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.