Blog

Bovinos e bubalinos do município já podem receber a primeira dose da vacina contra Febre Aftosa

A Prefeitura Municipal de Nova Friburgo, através da Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural, alerta os pecuaristas do município para a vacinação contra febre aftosa. A primeira etapa da campanha estadual teve início no dia 1º e segue até o dia 31 de maio, sem prorrogação. Devem ser vacinados, exclusivamente, animais bovinos e bubalinos de todas as idades.

O município conta com 7.000 bovinos, aproximadamente, e 100 bubalinos (búfalos), cuja criação é voltada para a produção de laticínios. A vacinação ocorre todos os anos como uma ação preventiva à doença, a fim de evitar perdas econômicas para o produtor. Há 17 anos o estado do Rio de Janeiro não tem registro de Febre Aftosa. Em 2013, a cobertura vacinal na segunda etapa em Nova Friburgo atingiu cerca de 95%.

A vacina só pode ser adquirida em estabelecimentos autorizados (Comercial Friburguense, Drogaria Globo, Casa Sabiá e Casa do Adubo). Após a compra do medicamento e aplicação da vacina no rebanho, o produtor deve encaminhar-se ao Núcleo de Defesa Sanitária Animal de Nova Friburgo (NDA-NF) para entregar a declaração de vacinação contra a Febre Aftosa.

O NDA-NF fica na Rua Euclides Soloan Pontes, nº 30 – Centro (rua do Colégio Estadual Jamil El-Jaick). Em caso de dúvidas, o telefone do núcleo é (22) 2527-5723 e o e-mail nda.novafriburgo@agricultura.rj.gov.br.  Mais informações também podem ser obtidas com o médico veterinário Luiz Fernando Bonin Freitas, da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural, pelos telefones (22) 2525-9228 e 2523-5877.

FONTE: Prefeitura de Nova Friburgo
http://www.novafriburgo.rj.gov.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.