Blog

Formatura dos alunos do “Curso de Capacitação de Professores na Defesa da Comunidade – Energia Nuclear”

Ocorre nesta terça-feira (19/6), às 19h30, a formatura de 49 professores da rede municipal de ensino público de Angra dos Reis que participaram do “Curso de Capacitação de Professores na Defesa da Comunidade – Energia Nuclear”. Em cerimônia no Convento do Carmo, os alunos receberão o certificado de conclusão emitido pela Escola de Defesa Civil do Estado do Rio de Janeiro.

O curso é uma iniciativa do Sistema de Proteção ao Programa Nuclear Brasileiro (Sipron) e é promovido pela Equipe de Comunicação do Plano de Emergência Nuclear, formada por membros da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), Defesa Civil Estadual e Municipal de Angra dos Reis e Paraty e pela Eletronuclear, em parceria com a Prefeitura de Angra dos Reis. A turma que se forma nesta terça-feira é a segunda do curso, que já formou outros 46 professores na primeira edição.


No conteúdo do curso são abordadas noções de defesa civil e riscos regionais, aplicações da energia nuclear, funcionamento de uma usina nuclear, visão regulatória do Plano de Emergência da Central Nuclear, entre outros assuntos. O objetivo é capacitar profissionais de ensino para que se tornem multiplicadores de informações sobre energia nuclear e as estratégias de proteção da comunidade. Os educadores têm 20 horas de aulas, que são divididas em quatro módulos.


A metodologia é a mais acessível possível. São três aulas expositivas de quatro horas e uma visita técnica à Central Nuclear com oito horas de duração. Ao final de cada módulo expositivo, o aluno produz um relatório sobre o conteúdo. As aulas são ministradas por representantes das instituições envolvidas na promoção do curso. Paralelamente, os alunos da rede de ensino de Angra dos Reis também recebem informações sobre energia nuclear. Grupos formados pelas escolas visitam a Central Nuclear como forma de aprendizado.


FONTE: CNEN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.