Blog

Prefeitura do Rio oferece método minimamente invasivo de Laqueadura

A Secretaria Municipal de Saúde começa a oferecer, a partir dessa semana, uma nova técnica de laqueadura ambulatorial para reduzir a espera de mais de 1,7 mil mulheres cariocas que aguardam pelo procedimento. Trata-se da esterilização transcervical, que pode ser feita em duas horas e vai permitir a realização de até três mil procedimentos ao ano.

O método tem diversas vantagens: o procedimento é rápido, menos invasivo e pode ser realizado em ambulatório, dispensando o uso de centros cirúrgicos. Além disso, não são necessários cortes, anestesia e internações.

A técnica já é utilizada em larga escala na Europa, Estados Unidos e Uruguai, e está sendo implementada em alguns estados, como São Paulo, Santa Catarina e Distrito Federal. O método é aprovado pela Anvisa desde 2009 e tem o objetivo de contemplar com anticoncepção definitiva mulheres que desejam não mais engravidar e que estejam dentro dos critérios legais preconizados pelo Sistema Único de Saúde.

Para ter acesso ao procedimento, as mulheres devem procurar a unidade de Atenção Primária de sua referência. Na unidade, vão participar de consultas de Planejamento Familiar e serão inseridas no sistema de regulação do município.

Números:
. No município do Rio de Janeiro, cerca de 1,7 mil mulheres aguardam para realizar a laqueadura;
. A cada mês, estima-se que 200 mulheres buscam as unidades de saúde do município interessadas em realizar laqueaduras;
. A técnica vai permitir a realização de três mil procedimentos ao ano;
. No total, o novo procedimento dura até duas horas. A laqueadura tradicional, com internação, demora mais de 24 horas.

O método
Consiste na colocação de um microespiral de titânio que, inserido pela vagina por histeroscópio, é colocado em cada tuba uterina. O dispositivo provoca fibrose reacional e é irreversível. Esse método dispensa, ainda, a prática de exames prévios, de jejum e internação hospitalar.

FONTE: Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro
http://www.rio.rj.gov.br/web/smsdc

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.