Blog

Postos de Saúde oferecem vacina contra Coqueluche para gestantes

Imunizante, que protege também os bebês, passa a fazer parte da rotina de vacinação

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) passa a oferecer nesta segunda-feira, 10 de novembro, nas mais de 200 salas de imunização nas unidades de Atenção Primária, a vacina dTpa acelular, voltada para gestantes. O imunizante – que estará disponível durante todo o ano – previne contra coqueluche, difteria e tétano e é indicado para mulheres entre a 27ª e a 36ª semana de gestação, podendo ser administrada até 20 dias antes da data provável do parto.

Com a introdução da dTpa no Calendário Nacional de Vacinação do Ministério da Saúde, o objetivo é proteger as grávidas e seus bebês contra a coqueluche. Uma vez vacinada, a gestante passa a produzir anticorpos contra a doença, que são transferidos para o feto e protegem o recém-nascido nos primeiros meses de vida, até que se complete o esquema vacinal da criança. A meta da SMS é imunizar 86 mil gestantes em um ano.

O esquema recomendado é de uma dose da dTpa a cada gravidez. A gestante deve tomar ainda outras duas doses da vacina dT (dupla adulto), complementando a proteção contra difteria e tétano. Para as mulheres que já tiverem sido anteriormente vacinadas com as doses necessárias da dT, bastará tomar uma dose da nova vacina, para garantir imunização também contra a coqueluche.

Doença infecciosa aguda, a coqueluche tem alta transmissibilidade e é uma importante causa de mortalidade infantil. No Brasil, segundo registros do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), de 2007 a 2013 foram confirmados 17.532 casos de coqueluche, com 301 óbitos. Dos casos registrados, 64,5% foram em crianças com menos de 1 ano e 98% dos óbitos ocorreram nessa faixa etária.

FONTE: Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro
http://www.rio.rj.gov.br/web/smsdc

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.