Blog

Ambulantes do Carnaval fazem curso da Vigilância Sanitária

Aulas são obrigatórias e ensinam noções básicas de higiene na manipulação de alimentos

Nesta terça-feira, dia 27, os ambulantes sorteados para trabalharem em pontos fixos no entorno do Sambódromo vão se reunir com técnicos da Vigilância Sanitária municipal, para aprenderem a manipular os produtos que forem comercializar, para não comprometer a saúde dos foliões.

Serão 174 barracas padronizadas e todos os proprietários e funcionários terão que participar do curso. Durante o encontro, a Secretaria de Ordem Pública – Seop – vai ministrar palestra sobre posturas municipais.

O curso “Noções básicas de higiene para manipuladores de alimentos” tem o objetivo de orientar e alertar os comerciantes que manipulam alimentos sobre os cuidados higiênico-sanitários que devem ser tomados, com a finalidade de diminuir a ocorrência das doenças transmitidas pela comida.

Durante as aulas, são apresentadas as normas para a higiene e controle de alimentos e como ocorrem as contaminações microbianas, além de outras conseqüências da manipulação incorreta. Há também dicas de cuidados com os alimentos, de acordo com sua origem (carnes, frios e embutidos, pescados, aves e ovos, produtos lácteos, etc), e de conservação e armazenamento.

O ambiente de trabalho também é alvo do curso, que ensina regras de asseio, higiene pessoal, lavagem, desinfecção e de controle de insetos e roedores. A legislação com normas higiênico–sanitárias também será apresentada e discutida com os participantes.

Esse curso não acontece somente na época de Carnaval. É uma atividade que faz parte da rotina da Vigilância Sanitária municipal e pode ser solicitada por qualquer comerciante que trabalhe com alimentos e queira treinar os seus funcionários. Basta ligar para a central de atendimento 1746 e fazer a solicitação.

As atividades educativas fazem parte do novo perfil da Vigilância Sanitária municipal, que investe na educação do setor regulado (estabelecimentos de alimentos, saúde e beleza) para diminuir o número de infrações e, conseqüentemente, de riscos à saúde da população carioca.

O curso desta terça-feira começa às 9h e será no auditório principal do Centro Administrativo São Sebastião (CASS), sede da Prefeitura do Rio. Serão duas turmas, com 87 participantes cada. Uma turma terá aula pela manhã e a outra à tarde, a partir de 14h.

FONTE: Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro
http://www.rio.rj.gov.br/web/smsdc

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.