Blog

Peritas da AIEA ministram treinamento sobre avaliação de impacto ambiental em instalações do ciclo do combustível nuclear

A Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) promoverá, de 4 a 6 de maio, o Treinamento Internacional em Avaliação de Impacto Radiológico Ambiental de Instalações do Ciclo do Combustível Nuclear. Cerca de 20 participantes serão treinados por duas peritas da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) nas mais modernas tecnologias para garantir a proteção radiológica ambiental das instalações do ciclo do combustível nuclear, como as destinadas a mineração de urânio e fabricação do combustível para a central nuclear localizada em Angra dos Reis (RJ). O treinamento é parte integrante de um projeto de cooperação técnica do Brasil com a AIEA que visa o aperfeiçoamento do sistema de regulação nuclear nacional.

A organização do treinamento está a cargo da Coordenação Geral do Ciclo do Combustível Nuclear (CGCN) da Diretoria de Radioproteção e Segurança Nuclear (DRS) da CNEN. A atividade, englobando aspectos teóricos e práticos, abordará as melhores práticas internacionais na avaliação de impacto radiológico ambiental, com ênfase no uso do software RESRAD, amplamente utilizado pela Agência de Proteção Ambiental dos EUA (EPA).

As peritas que darão o treinamento são Cynthia Barr, que atua na Agência Reguladora Nuclear dos EUA (US Nuclear Regulatory Commission – NRC) e possui uma experiência de 17 anos na área ambiental nuclear, e Tamara Yankovich, Oficial Técnica da AIEA, com experiência prática na avaliação de impacto ambiental de minas de urânio no Canadá. Entre os participantes que receberão o treinamento estão profissionais da CNEN que atuam na regulação e fiscalização das atividades do ciclo do combustível nuclear e também profissionais da indústria nuclear responsáveis por garantir a segurança ambiental deste tipo de atividade.

FONTE: CNEN
http://www.cnen.gov.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.