Blog

Vigilância Sanitária organiza Força-Tarefa para inspecionar carnes

Técnicos sairão às ruas neste sábado, para coletar amostras dos alimentos

A partir deste sábado(18), técnicos da Vigilância Sanitária municipal irão coletar amostras de carnes e derivados nos grandes supermercados do município do Rio. O objetivo é verificar as condições dos produtos comercializados, após deflagração de operação da Polícia Federal, que investiga adulteração e venda de carne estragada.

Serão recolhidas amostras de carne embalada a vácuo, linguiça calabresa e empanados de frango (nuggets), que serão encaminhadas ao Laboratório de Controle de Produtos do órgão, que vai fazer análises microbiológica (verificar contaminação por microorganismos, como a salmonela), de rotulagem (verificação da composição do produto), microscopia (para detectar corpos estranhos no alimento e se há indícios de fraude), análise sensorial (verificar cor, textura e odor) e análise físico-químico (deterioração e alteração na cor).

Após as análises, os produtos com amostras insatisfatórias terão os lotes retirados de circulação. O mesmo vai acontecer com os alimentos que apresentarem validade vencida e com temperatura inadequada, quando os técnicos estiverem no estabelecimento.

FONTE: Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro
http://www.rio.rj.gov.br/web/smsdc

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.