Blog

SES retoma atendimento especializado a queimados

Centro de Atendimento foi instalado no HTO Baixada, em Nilópolis

A Secretaria de Estado de Saúde reabriu nesta sexta-feira (06/10), o Centro de Tratamento a Queimados, que funcionará no Hospital de Traumatologia e Ortopedia da Baixada Fluminense (HTO Baixada), em Nilópolis. Acompanhado pelo secretário de Estado de Saúde, Luiz Antonio Teixeira Jr, o governador Luiz Fernando Pezão visitou o Centro, que conta com leitos para atender pacientes transferidos de outras unidades de saúde e que precisam de atendimento especializado.

–  Apesar do momento econômico difícil que vivemos, temos um compromisso com a Baixada Fluminense. Temos que olhar pelos 92 municípios e pelos mais de 16 milhões de habitantes, mas a Baixada é uma das regiões que mais precisa dentro do nosso estado – ressaltou Pezão.

O CTQ funcionava nas antigas instalações do Hospital Estadual Melchiades Calazans, que passou pela mudança de perfil e foi reinaugurado em junho, como HTO Baixada, unidade especializada em traumatologia e ortopedia e que agora também retoma o atendimento a queimados.

– Além do serviço de ortopedia, estamos oferecendo um centro especializado, com capacidade para oferecer o que há de melhor para o tratamento de queimados. Essa era uma prioridade da nossa gestão porque esse tipo de lesão requer cuidados especiais. Esse serviço já existia no antigo Melchiades Calazans e agora podemos devolver à população com uma estrutura ainda melhor – explicou o secretário de estado de Saúde, Luiz Antonio Teixeira Jr.

O setor conta com equipe multidisciplinar formada por médicos, cirurgiões plásticos, anestesistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem e fisioterapeutas. O atendimento aos pacientes do CTQ será acompanhado por uma equipe especializada e dependendo da gravidade da queimadura, o paciente poderá ser encaminhado para uma cirurgia reparadora, quando necessária. Este procedimento também poderá ser feito no hospital.

– Vamos absorver essa demanda dos pacientes com queimaduras de todo o estado. E a nossa preocupação é oferecer um atendimento de alto nível. Nosso CTQ terá um cirurgião plástico e um anestesista exclusivos, que vão realizar as cirurgias nos queimados na própria unidade – explica o diretor do HTO Baixada, Luiz Carlos Nobre Cavalcanti.

FONTE: Governo do Estado do Rio de Janeiro
http://www.saude.rj.gov.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.