Blog

Hospital Estadual Santa Maria inaugura serviço de broncoscopia com biópsia

O Hospital Estadual Santa Maria inaugurou este mês o serviço de broncoscopia com biópsia, procedimento com finalidade diagnóstica para a investigação de doenças como tosse prolongada de causa obscura, pneumonia de repetição, traumatismos do tórax e cervicais, e também terapêutica, auxiliando na drenagem de abscessos pulmonares, colocação de próteses traqueais e brônquicas, entubações difíceis, entre outras indicações. Além disso, o equipamento está apto para realizar biópsias em casos de neoplasias primárias múltiplas, metástases, bronquiectasias, entre outros. A expectativa é que a unidade realize cerca de 20 procedimentos por mês.

O exame, que leva entre 40 e 60 minutos, é realizado por pneumologistas especializados apenas com anestesia local. A orientação é que, antes de realizar o exame, o paciente passe por uma consulta ambulatorial com um pneumologista na própria unidade para que o profissional possa avaliar exames realizados anteriormente e avalie as condições clínicas desse paciente.

A aposentada Maria da Conceição Perez Oliveira, de 67 anos, foi a primeira paciente atendida pelo serviço. Moradora de Bento Ribeiro, procurou o Hospital Estadual Carlos Chagas por conta de uma tosse que persiste há cerca de quatro meses. Lá, passou por uma tomografia computadorizada e foi orientada a procurar o novo exame do Hospital Estadual Santa Maria para investigar o problema.

– Aguardei apenas 20 dias pra fazer o exame. Foi tudo muito tranquilo, com anestesia local. A equipe é ótima, muito paciente e atenciosa. Daqui a seis dias já pego o resultado – contou Maria.

Os exames podem ser marcados pelo telefone (21) 2333-6550/ramal 216, das 8h às 17h. O Hospital Estadual Santa Maria fica na Estrada Rio Pequeno, 656 – Taquara.

FONTE: Governo do Estado do Rio de Janeiro
http://www.saude.rj.gov.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.