Blog

Noroeste Fluminense recebe tomógrafo móvel

Aparelho está em Aperibé e pacientes de outros 13 municípios também terão acesso ao procedimento

b_800_600_0_00_images_stories_ASCOM_tomografo_tomografo_movel_02A partir desta terça-feira, 13/05, o tomógrafo móvel da Secretaria de Estado de Saúde (SES) estará no município de Aperibé, Noroeste Fluminense, para atender às demandas da população local e de outros 13 municípios: Itaocara, Santo Antônio de Pádua, Miracema, Cambuci, Varre-Sai, Porciúncula, Natividade, Itaperuna, Bom Jesus do Itabapoana, Laje do Muriaé, São José de Ubá, Italva e Cardoso Moreira. A previsão é de que o tomógrafo móvel permaneça na Rua Serafim Bairral, Centro de Aperibé, até o dia 24 de maio.

O horário de atendimento será das 8h às 18h30, e nos sábados e feriados, das 8h às 15h. A capacidade é de 70 exames por dia. Os serviços são agendados pelas secretarias municipais de Saúde, que recebem o pedido médico do paciente, encaminham a planilha com as demandas para o serviço da SES e, em seguida, informam data, hora e local do procedimento ao usuário. Os resultados dos exames são entregues na secretaria de Saúde de origem do paciente.

Pioneirismo – O serviço de Tomógrafo Móvel foi criado em 2009, sendo o primeiro de diagnóstico por imagem do país a percorrer municípios levando possibilidade de tratamento aos moradores de cidades em que não há esse tipo de exame na rede pública ou onde o serviço existente não é capaz de suprir a demanda. Em março de 2011, a SES passou a contar com uma segunda unidade itinerante. Os dois equipamentos já atenderam mais de 70 mil pacientes e realizaram aproximadamente 94 mil exames. Instalado em carreta especial, fabricada e montada por uma empresa norte-americana, o equipamento é capaz de realizar um exame de corpo inteiro em 30 segundos, enquanto os aparelhos convencionais levam entre 20 e 40 minutos.

Outros serviços móveis – Além do tomógrafo móvel, a Secretaria de Estado de Saúde também dispõe de equipamentos de Ressonância Magnética Móvel – que ficará em Nova Friburgo até o dia 26 de maio – e de Mamografia Móvel – em Teresópolis até o dia 21 deste mês. Juntos, esses serviços já atenderam mais de 28 mil pacientes.

FONTE: Governo do Estado do Rio de Janeiro
http://www.saude.rj.gov.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.