Blog

Quatis recebe Tomógrafo Móvel nesta terça-feira

Serviço fica disponível até dia 15/11 para atender moradores de cinco municípios

b_800_600_0_00_images_stories_ASCOM_TomografoMovel_tomografo_tomografo0C48366F_webA partir do desta terça-feira (04/11) os moradores de Quatis poderão fazer exames no serviço de tomografia computadorizada móvel da Secretaria de Estado de Saúde (SES). O aparelho ficará na Praça Getúlio Vargas, onde permanece até o dia 15 de novembro. Os moradores dos municípios de Itatiaia, Resende, Porto Real, Barra Mansa e Rio Claro também serão beneficiados. Será a primeira vez que o município irá receber o equipamento.

O serviço funciona de 8h às 18h30 durante a semana, e aos sábado e feriados de 8h às 15h. Os aparelhos têm capacidade para realizar 70 exames por dia. A tomografia móvel conta com dois aparelhos de ar-condicionado, elevador para macas e cadeira de rodas e contam, ainda, com vestiário para o paciente. Os exames são pré-agendados pelas secretarias municipais de saúde, que enviam a SES a planilha das demandas, e ficam responsáveis por informarem aos pacientes a data, hora, local e condutas preparatórias ao procedimento.

O paciente que possui aparelho de celular recebe essas informações via torpedo telefônico até 48 horas antes do dia marcado. Após um período de até 15 dias úteis, os laudos são entregues a Secretaria de Saúde do município onde o paciente reside.

O Tomógrafo Móvel foi criado em 2009, sendo o primeiro de diagnóstico por imagem do país a percorrer os municípios levando possibilidade de tratamento aos usuários do SUS. Em março de 2011, a SES passou a contar com a segunda unidade itinerante. Os dois equipamentos já atenderam 77.144 pacientes e realizaram 103.941 exames. Atualmente, a outra unidade itinerante está em Duas Barras.

Mamografia e Ressonância – A SES também disponibiliza o serviço móvel de Mamografia/Ultrassonografia, com mais de 14 mil atendimentos realizados, e o serviço de Ressonância Magnética Móvel, que já realizou quase 33 mil exames.

Mais de 152 mil exames – Otimizar o acesso na realização de exames de imagem é a proposta do serviço itinerante da Secretaria de Estado de Saúde (SES). O objetivo é atender aos moradores de cidades em que não há esses tipo de exame na rede pública ou onde o serviço existente não é capaz de suprir a demanda. Ao todo, o serviço já realizou mais de 152 mil exames.

FONTE: Governo do Estado do Rio de Janeiro
http://www.saude.rj.gov.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.