Campanha de vacinação contra raiva imuniza cerca de 1.400 animais

Ação prossegue no 3º Distrito com atendimento em Vieira, no 3º Distrito, a partir desta terça, 24

Em Teresópolis, cerca de 1.400 animais foram imunizados na Campanha Nacional de Vacinação Antirrábica de cães e gatos, promovida pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde, no último sábado, 21. A ação aconteceu na Várzea e em Vargem Grande e Bonsucesso, no 3º Distrito. O trabalho prossegue no 3º Distrito, a partir desta terça-feira, 24, com o carro volante da Secretaria de Saúde percorrendo Vieira.

“Como vacinamos em torno de 1.400 animais no sábado, imunizamos mais de 23 mil cães e gatos no município. Nesta segunda, vamos finalizar o trabalho no 2º Distrito, com nossas equipes atuando em Santa Rita. A partir desta terça, estaremos em Vieira para percorrer toda a localidade. A programação é seguir até a Prata”, ressaltou o chefe do Setor de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde, Alonso de Faria, lembrando que os animais devem estar portando guia e focinheira e conduzidos por pessoa adulta.

A Secretaria Municipal de Saúde também disponibiliza atendimento permanente para vacinação animal gratuita no Setor de Controle de Zoonoses da Secretaria (Rua Júlio Rosa, 366 – Tijuca), que funciona de segunda a sexta, das 8h às 17h.

A raiva

A transmissão da raiva acontece por meio de mordidas, arranhões, lambidas ou pelo contato com a mucosa dos animais contaminados pelo vírus. Os principais agressores são cães, gatos e morcegos. Nos cachorros, os sintomas de raiva são alterações de comportamento e perda do apetite, podendo ainda apresentar a raiva furiosa, quando o animal começa a se esconder, parece desatento e, às vezes, não atende ao próprio dono. No caso dos gatos, a raiva se apresenta, na maioria das vezes, de forma furiosa e com demais sintomas similares aos do cão. A vacinação é a única forma de se conseguir a imunidade contra a raiva nos animais.

FONTE: Prefeitura Municipal de Teresópolis
http://www.teresopolis.rj.gov.br

Esta entrada foi publicada em Blog. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *