Centros Municipais de Saúde Novo Palmares, em Vargem Pequena, e Vila do Céu, em Cosmos, ampliam atendimento com novas instalações

As unidades ganham mais equipes de Saúde da Família

A Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil entregou nesta quinta-feira, 13, as novas instalações dos centros municipais de saúde (CMSs) Novo Palmares, em Vargem Grande, e Vila do Céu, em Cosmos. A unidade Novo Palmares passou por reformas para ampliação do espaço físico, com a construção de uma sala para os agentes comunitários de saúde. O espaço também recebeu nova sala de reunião, mais dois consultórios – para Sala da Mulher e Sala do Acolhimento mãe-bebê –, e área para a farmácia. A horta comunitária ganhou espaço adequado e a brinquedoteca foi pintada e ganhou itens novos.

O CMS Vila do Céu também ganhou uma nova sala, para abrigar a sexta equipe de saúde da família da unidade. Também foram criados espaços para a observação clínica, farmácia, acolhimento, almoxarifado e central de esterilização. Os moradores também serão beneficiados com a instalação de uma Academia Carioca.

Em toda cidade, mais de 38% dos cidadãos cariocas já são beneficiados pela estratégia de Saúde da Família. No final de 2008, o percentual era apenas 3,5%.

“É importante reafirmar o investimento que temos feito não só nas unidades novas, que seguem o modelo das clínicas da família, mas também nos prédios antigos, que têm sido reformados e modernizados. A população pode ver, literalmente, o cuidado que temos com as instalações de cada unidade de saúde”, afirma o secretário municipal de Saúde e Defesa Civil, Hans Dohmann.

O aumento dos espaços possibilita o crescimento do número de procedimentos e atendimentos de enfermagem e das consultas médicas, que hoje chegam a mais de mil mensais em Nova Palmares e 4.500 em Vila do Céu.

Entre os serviços oferecidos nos CMSs estão o acompanhamento de pré-natal, saúde bucal, vacinação, planejamento familiar, vigilância em saúde. A ampliação do posto de saúde beneficia cerca de sete mil pessoas.

Os CMSs funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O investimento nas obras foi de R$ 170 mil em Novo Palmares e R$ 270 mil em Vilado Céu.


FONTE: Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro 
Esta entrada foi publicada em Blog. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *