Blog

Cidade do Rio já imunizou mais de 121 mil pessoas Contra a Gripe

Somente na manhã deste sábado, Dia de Mobilização, foram mais de 27 mil doses aplicadas

unnamed (1)O movimento é grande neste sábado (26) nos cerca de 470 postos de vacinação disponibilizados pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) do Rio de Janeiro para o Dia de Mobilização Nacional contra a Gripe. Até o meio-dia, mais de 27,5 mil pessoas já haviam sido vacinadas na cidade, totalizando mais de 121 mil desde o início da Campanha de Vacinação contra a Gripe, no último dia 22. A imunização contra a influenza é voltada para idosos, gestantes, crianças de seis meses a 4 anos, mulheres no período de até 45 dias após o parto, indígenas, doentes crônicos e profissionais de saúde.

“A vacina é segura e muito importante para evitar as complicações da gripe, principalmente em idosos. Ela diminui necessidade de internações, incidência de pneumonia, que podem levar até mesmo à morte”, disse o secretário municipal de Saúde, Hans Dohmann, que acompanhou pela manhã a vacinação no Centro Municipal de Saúde Dom Helder Câmara, em Botafogo.

No município do Rio, a população-alvo da campanha totaliza 1,563 milhão de indivíduos. A meta é imunizar pelo menos 80% de cada um dos grupos prioritários, o que representa cerca de 1,250 milhão de pessoas. A vacina protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no inverno passado (H1N1; H3N2 e influenza B), como recomenda a Organização Mundial da Saúde (OMS). Além do Dia de Mobilização, a vacinação acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, em mais de 200 salas de imunização em todas as unidades de Atenção Primária (clínicas da família e centros municipais de saúde).

No CMS Dom Helder Câmara, a aposentada Janine Andrade Aires de Oliveira, de 67 anos, foi se vacinar contra a influenza e aproveitou para levar o netinho Felipe para tomar outras vacinas do calendário de imunização infantil: “É a primeira vez que venho me vacinar. Minha irmã mais nova toma a vacina todo ano e sempre falou para eu vir também. Resolvi tomar porque percebi que, quando fico gripada, os sintomas são bem mais chatos do que quando ela tem algum resfriado.”

FONTE: Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro
http://www.rio.rj.gov.br/web/smsdc

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.