Blog

CNEN realiza reunião inicial de projeto para aprimorar controle de qualidade e radioproteção em Cardiologia Intervencionista

A Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) promove, de 6 a 8 de março, a primeira reunião do projeto BRA 9056 – “Supporting National Assessment of Quality Control and Radiation Protection in Interventional Cardiology Departments”. A iniciativa, que conta com financiamento da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), busca aprimorar o controle da qualidade e aperfeiçoar as ações de radioproteção junto a pacientes e profissionais nos procedimentos médicos em Cardiologia Intervencionista, área médica que utiliza raios X no diagnóstico e tratamento de problemas cardíacos.

Esta primeira reunião contará com representantes da AIEA e de diferentes unidades da própria CNEN. Também participam integrantes da Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista (SBHCI), do Instituto de Eletrotécnica e Energia da Universidade de São Paulo (IEE/USP), do Laboratório de Física Radiológica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (LAFIR/IFBA) e do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

O grupo vai trabalhar no processo de certificação de instituições e profissionais pela SBHCI, instituição que hoje atua em 30 centros de formação profissional. A intenção é incluir a proteção radiológica como um aspecto altamente relevante dentro das práticas em Cardiologia Intervencionista. Além disto, pretende-se elaborar programas de treinamento e de formação em proteção radiológica para os profissionais da área. Outro objetivo é o de realizar uma revisão das leis e normas existentes, a fim de preparar uma proposta de normatização da proteção radiológica nesta área médica específica para apreciação do Ministério da Saúde.


FONTE: CNEN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.