Blog

CNEN sedia encontro do Foro Iberoamericano de Organismos Reguladores Radiológicos y Nucleares

A Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) sediará, de 18 a 22 de março, reunião do Grupo de Gestão Integrada da Informação (GII) do Foro Iberoamericano de Organismos Reguladores Radiológicos y Nucleares (FORO). O encontro permitirá a avaliação do estágio atual de desenvolvimento do novo site da organização e o planejamento de ações para a conclusão do projeto. Estão confirmadas as presenças de representantes da Argentina, Brasil, Chile, Cuba, Espanha, México, Peru, Uruguai e também da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA).

O FORO foi criado em 1997 para promover a segurança nas aplicações da energia nuclear na região ibero-americana. Atualmente, é composto por oito países e conta com apoio da AIEA. Uma das funções centrais da organização é gerir mecanismos que possam compartilhar efetivamente a informação de interesse regulatório. Há cerca de dois anos iniciaram as discussões sobre a reformulação do site, componente importante para promoção do compartilhamento de experiências e conhecimentos regulatórios entre os países integrantes.

Os novos mecanismos a serem implementados no site facilitam o acesso dos interessados ao acervo dos organismos regulatórios nacionais, disponibilizando mais de 1.700 publicações, incluindo documentos técnicos, legislação, material didático, entre outros. Além disso, a tecnologia aplicada possibilitará a criação de fóruns de discussão, agendas compartilhadas, blogs, entre outros recursos.

A CNEN será representada no encontro pelos servidores Simone Kodlulovich e André Quadros, que atuam, respectivamente, na Divisão de Normas (DINOR/DRS) e na Coordenação-Geral de Tecnologia da Informação (CGTI/DGI). A infraestrutura de rede de comunicação de dados e a plataforma de servidores necessários para hospedagem do site está a cargo da CNEN. Interessados em obter mais informações sobre o FORO estão convidados a acessar o endereço www.foroiberam.org .

FONTE: CNEN

http://www.cnen.gov.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.