Blog

Com novas etapas da campanha de vacinação contra Covid-19, Ministério da Saúde distribui mais 438,6 mil doses de vacinas para o Rio de Janeiro

A distribuição de mais 5,2 milhões de doses para todo o país começa nesta segunda-feira (27) e termina na quarta-feira (29)

Para acelerar ainda mais a campanha de vacinação contra a Covid-19, garantindo a dose de reforço para os públicos prioritários e a imunização de adolescentes seguindo ordem de prioridades, o Ministério da Saúde distribui mais 438,6 mil doses para o Rio de Janeiro. Desde o início da campanha de imunização, o estado já recebeu 25,1 milhões de doses de imunizantes – mais de 18,6 milhões foram aplicadas.

Nesta distribuição, serão enviadas 90 mil doses da AstraZeneca. De acordo com o planejamento da pasta, essas doses devem ser usadas como segunda dose, para completar o ciclo vacinal dentro do prazo recomendado, de 12 semanas. Também serão enviadas para o estado 348,6 mil doses da Pfizer, destinadas para dose de reforço dos idosos acima de 70 anos, para vacinação de adolescentes grávidas e puérperas e privados de liberdade e para completar o esquema vacinal de quem já tomou a primeira dose. O intervalo entre as doses da Pfizer é de 8 semanas.

Imagem Folheados

A distribuição de mais 5,2 milhões de doses para todo o país começa nesta segunda-feira (27) e termina na quarta-feira (29). Os detalhes da distribuição e o quantitativo de doses por estado estão no 52º Informe Técnico.

Na última sexta-feira (24), o Ministério da Saúde ampliou para profissionais de saúde a vacinação com a dose de reforço contra a Covid-19. A medida foi definida em reunião na Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização (CTAI – Covid) e vai reforçar a imunidade de quem está na linha de frente do combate à pandemia. As doses para esse público entrarão nos próximos informes técnicos.

Diante dessas novas etapas da campanha, após a conclusão do envio de 100% das primeiras doses para os 158 milhões de brasileiros adultos, a pasta ressalta a importância de estados e municípios seguirem as recomendações definidas de forma tripartite, entre União e gestores locais do SUS e previstas no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO). O planejamento do Ministério da Saúde para distribuição de doses é baseado nessas recomendações com o objetivo de garantir doses para o reforço de todos os públicos prioritários e para completar o ciclo vacinal de forma equânime em todo Brasil.

Até agora, a campanha de vacinação já chegou para mais de 91,7% da população adulta, acima de 18 anos, com a aplicação da primeira dose. E mais de 87 milhões de brasileiros, 55% do público-alvo, estão com o ciclo vacinal completo, com a segunda dose ou dose única.

FONTE: Ministério da Saúde
http://portalms.saude.gov.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.