Blog

Encontro no Rio de Janeiro discute ações de resposta em uma emergência nuclear

Um workshop no Instituto de Radioproteção e Dosimetria (IRD), unidade da CNEN no Rio de Janeiro, vai promover, pela primeira vez no Brasil, discussões sobre resposta a uma situação de emergência pós-liberação de material radioativo em uma usina nuclear. O evento acontece nos dias 17 e 18 de junho, no âmbito do Sistema de Proteção ao Programa Nuclear Brasileiro (Sipron), e terá a participação de órgãos federais, estaduais e municipais envolvidos na execução do Plano de Emergência Externo (PEE) para a Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto (CNAAA), de Angra dos Reis.

O objetivo do workshop é a preparação para o próximo Exercício Geral do PEE, que será realizado de 22 a 24 de setembro deste ano. O evento contará com palestras sobre proteção ao público, aos trabalhadores e ao meio ambiente. Entre os temas a serem debatidos estão sistema de monitoração radiológica em tempo real desenvolvido para a usina de Angra; avaliação da contaminação ambiental e sua evolução ao longo do tempo; recuperação ambiental; consumo de alimentos provenientes da região; descontaminação de pessoas; proteção radiológica dos trabalhadores; avaliação da contaminação externa e interna de indivíduos do público.

O acidente de Fukushima, as ações adotadas e a situação atual também estarão em pauta. Outra novidade que será apresentada é o RadRisk, programa de projeção de risco de câncer em populações expostas à radiação no Brasil. O trabalho está sendo realizado por pesquisadores do IRD e se aplica a cenários pós-acidente.

Para finalizar o workshop, será feita uma apresentação do cenário do exercício geral do Plano de Emergência Externo da central nuclear de Angra dos Reis de 2015.

O IRD está pleiteando junto à Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) tornar-se um centro regional de capacitação em preparação e resposta a emergências radiológicas e nucleares, pela expertise desenvolvida ao longo dos anos. Em 2014, o instituto capacitou 1.400 profissionais de vários órgãos ligados às áreas de segurança pública e defesa.

FONTE: CNEN
http://www.cnen.gov.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.