Hemonúcleo de Teresópolis comemora 12 anos de inauguração

Teresópolis, 28 de setembro de 2012 – Uma programação especial marcou a comemoração dos 12 anos de inauguração do Hemonúcleo Municipal de Teresópolis na manhã desta sexta-feira, 28 de setembro.  A festa de aniversário contou com a participação de doadores fiéis, funcionários da unidade e convidados. Para celebrar a data, bolo, doces, salgadinhos e refrigerantes, doados por amigos e empresários da cidade. Foi um momento de confraternização entre doadores e profissionais envolvidos com o trabalho do Hemonúcleo.

Segundo Fortunée Meyohas, médica responsável pelo banco de sangue, Teresópolis ainda não tem um estoque de sangue adequado para a população da cidade. “Segundo a Organização Mundial de Saúde o ideal é que três por cento da população seja doadora. Estima-se que hoje 1,8 % da população da cidade doe sangue, o que já pode ser considerado um número acima da média nacional que é de 7%”, disse. A médica aproveitou a ocasião para explicar, “doar sangue é mais do que um ato de solidariedade, é também um ato de cidadania, de responsabilidade social. É muito simples e rápido, os resultados dos exames são sigilosos e o procedimento dura em média seis minutos”.

Os critérios para doação de sangue são rigorosos. Segundo ela, os doadores passam por triagem e avaliação médica para que se assegure a qualidade do sangue. “Os doadores estão cada dia mais conscientes”, elogiou Fortunée. O sangue recolhido é 100% testado e infecções causadas por transfusões são cada vez mais raras.

De acordo com a responsável pelo setor de captação, Rita Valadão, sensibilizar as pessoas é o melhor caminho para se conquistar novos doadores. “Desde o ano passado o banco de sangue vem intensificando a realização de campanhas para captar doadores voluntários, através de palestras de sensibilização em escolas, associações de moradores e na imprensa. A meta é conscientizar a população sobre a necessidade de doar sangue periodicamente para manter os estoques regularizados, e não só quando algum familiar ou amigo precisa. O benefício é acima de tudo emocional. Faz bem você saber que o seu sangue tem um destino salvador de vidas”, afirmou Rita.

Mesmo com as comemorações, a unidade funcionou normalmente. Doador desde a adolescência, o policial militar, Alan Quintanilha, compareceu à unidade para o ato, segundo ele, cívico e solidário. “Faz parte da minha profissão a instrução de civismo e de ajudar as pessoas”.

Para doar sangue
Para doar sangue deve ser apresentado documento oficial de identidade com foto (identidade, carteira de trabalho, certificado de reservista, carteira do conselho profissional ou carteira nacional de habilitação), ter entre 16 e 67 anos, estar bem de saúde e pesar mais de 50 quilos. A mulher não pode estar grávida, nem amamentando. A pessoa não pode ter ingerido bebida alcoólica pelo menos 12 horas antes da doação. Não é preciso estar em jejum, basta evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação.

O banco de sangue da Secretaria Municipal de Saúde funciona na Rua Francisco Sá, 299, na Várzea, e a doação pode se feita das 8h às 12h. Os interessados em doar também podem ligar para o telefone (21) 3641-5872  para tirar e dúvidas e/ou agendar a doação. 

Segundo Fortunée Meyohas, médica responsável pelo banco de sangue, Teresópolis ainda não tem um estoque de sangue adequado para a população da cidade
Uma programação especial marcou a comemoração dos 12 anos de inauguração do Hemonúcleo Municipal de Teresópolis nesta sexta-feira, 28
 A festa de aniversário contou com a participação de doadores fiéis, funcionários da unidade e convidados
De acordo com a responsável pelo setor de captação, Rita Valadão, sensibilizar as pessoas é o melhor caminho para se conquistar novos doadores
Doar sangue é mais do que um ato de solidariedade, é também um ato de cidadania e de responsabilidade social
Doador desde a adolescência, o policial militar, Alan Quintanilha, compareceu à unidade para o ato, segundo ele, cívico e solidário

FONTE: Prefeitura Municipal de Teresópolis  

Esta entrada foi publicada em Blog. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *