Hospital Estadual Eduardo Rabello comemora 41 anos junto de seus pacientes

Unidade especializada em geriatria vai promover apresentação de grupos de música e dança formados pelos próprios pacientes

b_800_600_0_00_images_stories_ASCOM_hospEduardoRabello-Aniver41anos__MG_8242O Hospital Estadual Eduardo Rabello, em Campo Grande, completa 41 anos de funcionamento nesta segunda-feira (17/11). A comemoração será na quarta-feira, bem ao estilo da unidade: com a participação de internos, funcionários e comunidade do entorno.

A programação começa às 13h30, com palestra do diretor do HEER, Edson Nunes, que falará sobre as transformações pelas quais passou a unidade ao longo das quatro décadas. Em seguida haverá apresentação do grupo Liberando Alegria, do Coral e do grupo de dança Tempero de Mulher, todos eles compostos por idosos frequentadores do Centro de Convivência do Eduardo Rabello. O HEER fica na Estrada do Pré, s/nº, Senador Vasconcellos, Campo Grande.

Hospital Estadual Eduardo Rabello – O Hospital Estadual Eduardo Rabello foi inaugurado em 1973 como o primeiro hospital planejado e construído para atendimento geriátrico especializado na América do Sul. Foi pioneiro na implantação de padrões e conceitos completamente diferentes de internação de pacientes idosos, com atendimento especializado e focado nos aspectos médicos, sociais, fisioterapêuticos e psicológicos.

Referência no tratamento de idosos na rede estadual de saúde, realiza, em média, 150 internações mensais. O Centro Dia já existe há 14 anos e, ao todo, são 240 inscritos que participam de atividades de integração e inclusão social, como aulas de dança, canto, crochê, ginástica, cinema com pipoca, palestras educativas, passeios, caminhadas, piqueniques, alongamento, coral e banda. Recentemente, o Centro Dia passou a oferecer aulas de kickboxing.

Saúde em Casa – Desde abril de 2013, pacientes passaram a contar com o Projeto de Visita Domiciliar. A ideia nasceu da necessidade de acompanhamento de pacientes que passaram pela unidade e o objetivo maior é evitar reinternações desnecessárias.

Prêmio – No início deste ano, o hospital foi uma das instituições a receber o 1ª Prêmio Capacita-Coren. Trata-se de uma homenagem do Conselho Regional de Enfermagem às instituições que mais colaboraram com o projeto de qualificação de enfermeiros e técnicos de enfermagem desenvolvido pelo conselho da categoria. Em 2013, os profissionais do HEER participaram de 13 capacitações oferecidas pelo Conselho.

FONTE: Governo do Estado do Rio de Janeiro
http://www.saude.rj.gov.br

Esta entrada foi publicada em Blog. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *