Blog

Instituto Vital Brazil promove evento científico para alunos do Ensino Médio

Inscrições acontecem até o dia 17 de junho

Nos dias 23 e 24 de junho, o Instituto Vital Brazil, em parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF), realiza o I Congresso Científico Tecnológico para o Ensino Médio. O evento, que acontece no Colégio Salesiano Santa Rosa, tem como objetivo promover a divulgação científica para alunos do Ensino Médio e professores das áreas Ciências da Natureza e Matemática. O congresso contará com a participação de 30 escolas públicas e particulares, principalmente do entorno da sede do Vital Brazil, em Niterói. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até o dia 17 de junho.

Desde 2013, o Instituto Vital Brazil desenvolve o Projeto Jovem Cientista com alunos do Ensino Médio. O objetivo é estimular e desenvolver talentos, ainda na educação básica, capazes de contribuir para o desenvolvimento científico e tecnológico do país. Os alunos selecionados são inseridos nos laboratórios do Instituto Vital Brazil e da Universidade Federal Fluminense, parceira no Projeto, onde desenvolvem projetos por todo o Ensino Médio. O congresso foi criado a partir de demandas do Projeto Jovem Cientista.

“Com o desenvolvimento das Feiras Científicas e Literárias do Projeto Jovem Cientista, percebeu-se a necessidade de ampliarmos essas discussões científicas em um congresso específico para os alunos e corpo docente do ensino médio”, explica a coordenadora do Centro de Estudo e Aperfeiçoamento do Instituto, Antônia Cavalcanti, em convite para os colégios.

A professora do Instituto de Biologia da UFF e do Colégio Salesiano Santa Rosa, Fernanda Serpa Cardoso, comenta que a importância da participação do público-alvo no evento. “Não há congressos para alunos e professores do Ensino Médio. O Instituto Vital Brazil e a Universidade Federal Fluminense entendem que o conhecimento científico deve ser estimulado desde cedo. O evento vai proporcionar a esse público contato com a academia e as empresas da área e com os trabalhos realizados por elas”, disse.

Programação – A programação inclui duas mesas redondas, uma palestra, nove oficinas voltadas para os alunos e seis voltadas para os professores. O evento também recebe exposições de animais peçonhentos do Instituto Vital Brazil, trabalhos desenvolvidos por alunos do Projeto Jovem Cientista e o museu itinerante de neurociências da professora do Departamento de Neurobiologia da UFF, “Ciências sob tendas”.

Inscrições – As inscrições para alunos e professores dos colégios convidados acontecem até o dia 17 de junho no site do Instituto Vital Brazil (www.vitalbrazil.rj.gov.br). A realização das inscrições deve ser feita com atenção: há um formulário para inscrição dos alunos e outro para o de professores. Outro ponto que pede atenção é a inscrição nas oficinas, que foram divididas em dois horários. Cada participante pode assistir pode assistir a duas oficinas. As vagas para as oficinas são limitadas. Os workshops voltados para alunos têm 23 vagas cada, já os para os professores, 20.

Antônia Cavalcante garante resultados positivos do congresso. “Além do despertar da vocação científica, o Projeto Jovem Cientista e ações como o congresso favorecem a formação de pesquisadores, desde a educação básica, capazes de contribuir para o desenvolvimento científico, tecnológico e consequentemente para a inovação e o desenvolvimento socioeconômico do país. O Instituto Vital Brazil se orgulha do papel inovador que assume na área da educação, ciência e tecnologia”, disse.

Instituto – O Instituto Vital Brazil é uma instituição de ciência e tecnologia do Governo do Estado do Rio de Janeiro ligado à Secretaria de Estado de Saúde. É um dos 21 laboratórios oficiais brasileiros, um dos quatro fornecedores de soros contra o veneno de animais peçonhentos e produtor de medicamentos estratégicos para o Ministério da Saúde.

FONTE: Instituto Vital Brazil
http://www.vitalbrazil.rj.gov.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.