Blog

IRD completa 44 anos de fundação

Em carta aberta, a direção do instituto saúda o dia 21 de março de 2016

44_anos_internetAo longo de 44 anos de existência o IRD acompanhou os avanços vividos nas últimas décadas. A pesquisa brasileira passou a contar com mais recursos colaborativos, com mais ferramentas e passou a desfrutar da internacionalização. O presente é sinônimo de tecnologias cada vez mais modernas, rastreáveis e globalizadas, que necessitam de prazos cada vez menores. Passou-se do analógico ao digital em poucas décadas.

Outra mudança importante foi o aumento da participação das mulheres no mercado de trabalho, ocupando cada vez mais posições como pesquisadoras, técnicas, administradoras e em áreas diversas, resultado de muitas lutas, de seu empenho e competência. O instituto também acumulou a experiência de só quem realiza e aprende, procurando o seu melhor, todos os dias. É o mundo globalizado, afinal.

O IRD começou como um pequeno laboratório da PUC-Rio, em cuja direção estiveram Edgard Meyer e Anna Maria Campos de Araújo, liderando apenas quatro servidores. Calibrar monitores de radioproteção , realizar monitoração ambiental eram as tarefas. Em 1969, o INCA doou ao laboratório o primeiro irradiador de cobalto para calibração de dosímetros clínicos.

Finalmente, em 21 de março de 1972, o Laboratório de Dosimetria ganhou novas instalações na baixada de Jacarepaguá, Rio de Janeiro. Rex Nazaré Alves foi o primeiro diretor da instituição e se empenhou de forma incansável na implantação das instalações, que passaram a integrar a Companhia Brasileira de Tecnologia Nuclear. Em 1974 a instituição recebeu a atual nomenclatura, Instituto de Radioproteção e Dosimetria.

Hoje o IRD continua a atuar em colaboração com universidades, agências governamentais e indústrias, formando pessoas, desenvolvendo pesquisas, oferecendo produtos e serviços tecnológicos de alto nível. Continua a buscar o que sabe fazer de melhor e oferecer à sociedade brasileira seu conhecimento técnico e compromisso para promover o uso seguro da radiação no país.

FONTE: IRD
http://www.ird.gov.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.