Blog

Jovem lutador vence o câncer e ganha convite para ver seus ídolos do UFC

Carlos Veras, 15 anos, foi tratado no Hospital Estadual da Criança e dois meses após última sessão de quimioterapia foi vice-campeão no campeonato estadual de jiu-jitsu. Essa semana, acompanhou de perto os treinos e a pesagem dos atletas profissionais do MMA no Maracanã

IMG_0003 (1)Neste sábado (25), o Maracanãzinho sediou o UFC 179. O brasileiro José Aldo, detentor do cinturão peso-pena, venceu o americano Chad Mendes. Quem terá boas lembranças da edição brasileira do campeonato é o estudante Carlos Américo Lopes Veras, de 15 anos. O menino acompanhou o treino livre e a pesagem oficial do evento nesta quinta e sexta-feira (23 e 24). Podia ser mais um adolescente fã de lutas realizando um sonho, mas a história desse menino é pra lá de especial. Carlos luta jiu-jitsu desde os 13 anos e vem colecionando medalhas no esporte. Sua maior luta, no entanto, aconteceu este ano no Hospital Estadual da Criança, em Vila Valqueire. No início de 2014, Carlos descobriu um câncer maligno na mandíbula e durante três meses ficou internado na unidade fazendo tratamento quimioterápico. O resultado da luta pela recuperação foi bem melhor do que ele imaginava e, em maio, recebeu alta. Atualmente, o adolescente está apenas em acompanhamento ambulatorial.

História emociona lutadores – E o que parecia impossível aconteceu logo depois do tratamento, o jovem atleta disputou o campeonato estadual de jiu-jitsu e ficou em segundo lugar. Não à toa a equipe do UFC resolveu convidá-lo para assistir ao treino livre e a pesagem. Durante os treinos livre de quinta-feira (23), o lutador brasileiro peso-meio-pesado Fábio Maldonado, acabou conhecendo o jovem atleta e dedicou atenção especial a ele. Fábio deu dicas, incentivando o Carlos a seguir no esporte. A lutadora de jiu-jítsu Kyra Gracie, que deu à luz há pouco tempo, também estava nos treinos e fez questão de dar atenção ao estudante.

– Estou realizando um sonho. Nunca pensei em estar tão perto dos meus ídolos. Estar aqui no Maracanã só meu deu mais vontade de um dia ser como eles. Vou treinar cada vez mais para ser um campeão.  – contou lutador infanto-juvenil.

Na sexta-feira (24) foi a vez de Carlos conhecer o grande ídolo José Aldo. O atleta assistiu a pesagem oficial ao lado do pai, grande incentivador, Carlos Veras. Emocionado, o pai do menino fala sobre a dedicação e a superação do filho:

– O médico falou que meu filho nunca mais iria lutar. O câncer dele não era brincadeira, era um tumor maligno. O que aconteceu com ele foi um milagre. E pensar que logo depois ele já ganhou medalha. É muita superação – conta Carlos, orgulhoso.

Mais de 7 mil cirurgias – Inaugurado em março de 2013, o Hospital Estadual da Criança é a primeira unidade do Rio de Janeiro voltada para atendimento pediátrico, realizando mais de 7 mil procedimentos cirúrgicos desde sua inauguração. O hospital tem capacidade para realizar 8.400 consultas ambulatoriais, 3.360 procedimentos cirúrgicos de alta complexidade e 2.400 quimioterapias por ano.

FONTE: Governo do Estado do Rio de Janeiro
http://www.saude.rj.gov.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.