Loucura Suburbana desfila dia 27 de fevereiro no Engenho de Dentro

Bloco reúne pacientes, familiares, funcionários e vizinhança do Instituto Nise da Silveira

O bloco carnavalesco Loucura Suburbana, que reúne pacientes, familiares e funcionários do Instituto Municipal Nise da Silveira (IMNS), da Secretaria Municipal de Saúde, desfilará pelas ruas do Engenho de Dentro na quinta-feira que antecede o carnaval, dia 27 de fevereiro. A concentração começa às 16h no IMNS, na Rua Ramiro Magalhães, 521.

Este será o 14º desfile da agremiação, criada em 2001 e que ultrapassou os muros da unidade hospitalar, criando uma integração com a comunidade. Desde então, abre o carnaval do bairro e arrasta centenas de foliões.

O bloco recebeu em 2013 o prêmio Serpentina de Ouro, concedido pelo jornal O Globo, na categoria destaque do carnaval, e ainda, por duas vezes, o Prêmio Cultura e Saúde (edições 2008 e 2010). Em 2010, tornou-sePonto de Cultura e passou a oferecer à rede de saúde mental do Rio e à comunidade atividades permanentes integradas, que resgatam a memória do samba e do carnaval, modificando o cenário de prestação de serviços em saúde mental, com a incorporação da cultura em seus dispositivos.

As atividades oferecidas são gratuitas e abertas à comunidade. Há ateliê de adereços, fantasia e moda; oficinas de música, de percussão, do papel e literária; encantarte editora, escola de informática e rodas mensais de samba, na Praça Rio Grande do Norte, no Engenho de Dentro. Este trabalho tem se revelado de grande valor terapêutico e importante ação da luta contra a exclusão social e o estigma da loucura.

FONTE: Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro
http://www.rio.rj.gov.br/web/smsdc

Esta entrada foi publicada em Blog. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *