Maracanã adere ao Outubro Rosa durante Fluminense X São Paulo

Como parte da mobilização pela Campanha Mundial Contra o Câncer de Mama, haverá ação de conscientização para lembrar as mulheres da importância de manter os exames em dia.

unnamed (3)Na partida desta quarta-feira (14.10) entre os tricolores Fluminense e São Paulo, é a cor rosa que dará o tom da noite. A disputa em campo entre os times pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro é para avançar na tabela. Mas o clima é de apoio e solidariedade às mulheres, lembrando a elas sobre a importância de prevenir-se contra o câncer de mama. A Secretaria de Estado de Saúde, em parceria com o Consórcio Maracanã, Fluminense Football Club e a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ) vai dar um colorido diferente à partida. No Outubro Rosa, mês inteiro da Campanha Mundial Contra o Câncer de Mama, a ideia é lembrar as mulheres da importância de manter os exames de mamografia em dia.

Diagnóstico precoce aumenta chance de cura – Quando diagnosticado no início, as chances de cura do câncer de mama ultrapassam 90%. Além de realizar o autoexame com frequência, até para que possamos conhecer seus corpos e perceber possíveis alterações, é fundamental que as mulheres conversem com profissionais de saúde e mantenham seus exames clínicos em dia.

Mamógrafos no RJ – Nos últimos anos, o Governo do Estado ampliou a oferta de exames de mamografia. Atualmente, a rede estadual conta com nove mamógrafos. Desde 2014, a carreta do mamógrafo móvel da SES circula por todas as regiões do estado, atendendo pacientes dos 92 municípios, garantindo que as mulheres possam realizar os exames o mais perto possível de casa. Os resultados são encaminhados para a unidade básica de saúde municipal de origem. Juntos, os equipamentos de mamografia do Estado já realizaram mais de 272 mil exames.

Outubro Rosa – Criado nos Estados Unidos na década de 90, o movimento Outubro Rosa busca estimular a sociedade a refletir sobre o câncer de mama e ressaltar a importância do diagnóstico precoce. Ao longo do mês, em todo o mundo, diversas ações são realizadas para promover a conscientização e estimular a busca por informações sobre o tema, sempre lembrando que é essencial que as mulheres mantenham seus exames em dia.

FONTE: Governo do Estado do Rio de Janeiro
http://www.saude.rj.gov.br

Esta entrada foi publicada em Blog. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *