Blog

Metrologia do IRD promove encontro com centros produtores de radiofármacos

O Instituto de Radioproteção e Dosimetria (IRD), unidade da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) no Rio de Janeiro, promove, dias 7 e 8 de abril, em sua sede, na Barra da Tijuca, um encontro com os centros produtores de radiofármacos da CNEN. O objetivo é proporcionar confiabilidade e maior exatidão nas medições de atividade radioativa dos elementos utilizados em medicina nuclear por parte dos centros produtores, que por exigência da Anvisa devem cumprir requisitos de boas práticas de fabricação.

O IRD sedia o Laboratório Nacional de Metrologia das Radiações Ionizantes (LNMRI), cuja atuação visa prover rastreabilidade aos resultados de medição de atividade destes elementos radioativos. Isto significa que as medições realizadas pelos centros produtores devem estar o mais próximo possível daquelas realizadas pelo LNMRI, garantindo eficiência ao processo produtivo, economia de custos e cumprimento do princípio de radioproteção que determina que as doses devem ser mantidas tão baixas quanto possível, beneficiando os trabalhadores que lidam com radiação, profissionais da área de medicina nuclear e pacientes. No encontro, serão discutidos detalhes de produção que possam influenciar nos resultados destas medições e ações a serem implementadas, de forma a reduzir as incertezas a níveis aceitáveis.

Cada um dos centros utiliza no processo equipamentos chamados ativímetros, utilizados para medir a atividade dos radionuclídeos, que incorporados a outras substâncias se transformam nos radiofármacos, essenciais em diagnósticos e terapias em áreas como cardiologia, oncologia, neurologia, nefrologia, entre outras. O maior centro produtor de radiofármacos da CNEN é responsável pelo atendimento a aproximadamente 300 clínicas e hospitais em todo o país, totalizando três milhões de pacientes por ano.

Mais informações sobre o LNMRI em http://lnmri.ird.gov.br.

FONTE: CNEN
http://www.cnen.gov.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.