Blog

Município do Rio já vacinou 254 mil crianças contra a Poliomielite

Número representa 73% da população alvo da vacina. Campanha vai até o dia 31

As campanhas Nacionais de Vacinação contra a Poliomielite e de Multivacinação para Atualização do Esquema Vacinal estão chegando à reta final. Até a próxima segunda-feira, dia 31, as crianças de seis meses a quatro anos, 11 meses e 29 dias, devem ser levadas às clínicas da família e centros municipais de saúde para tomar as gotinhas que protegem contra a paralisia infantil. Até a última sexta-feira, 254.584 crianças já haviam sido imunizadas contra a doença, o que equivale a 73% da população alvo da vacina.

A Campanha de Vacinação contra a poliomielite acontece nas mais de 200 unidades de Atenção Primária (clínicas da família e centros municipais de saúde) de toda a cidade, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. A meta é vacinar 95% da população alvo contra a paralisia infantil, o que representa cerca de 331 mil meninos e meninas.

Não há contraindicações absolutas à administração da vacina oral contra poliomielite (VOP), evitando-se somente nas situações de hipersensibilidade conhecida a algum componente da vacina, como imunodeficiência, portadores de HIV ou crianças com história de evento adverso grave em dose anterior da vacina. Nestes casos, o responsável deve informar ao profissional de saúde para as devidas orientações.

A Campanha de Multivacinação para Atualização do Esquema Vacinal é voltada para crianças menores de 5 anos, que devem ser levadas a uma unidade de Atenção Primária para que as cadernetas de vacinação sejam avaliadas pelo profissional de saúde. Se necessário será aplicada a vacina que esteja eventualmente atrasada. Até o momento, 54.769 doses de vacinas diversas foram aplicadas na atualização dos esquemas vacinais das crianças.

FONTE: Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro
http://www.rio.rj.gov.br/web/smsdc

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.